Reportagem retirada do site: www.liveseg.com
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
Empresa cria sistema de segurança para Serra Circular
Empresa cria um sistema revolucionário que detecta quando alguém acidentalmente entra em contato com o disco da serra circular. No vídeo de divulgação, a empresa utiliza uma salsicha de cachorro-quente como demonstração, onde é possível verificar que o sistema para imediatamente quando o disco entra em contato com a salsicha. Em apenas 5 milisegundos após o contato acidental, o disco retrai reduzindo a gravidade das lesões. O sistema de segurança é totalmente invisível e não interfere nas execuções das tarefas pelo usuário. Segundo informações obtidas no site da empresa, existe atualmente nos Estados Unidos 6 milhões de serras circulares em operação, das quais resultam em pelo menos 60.000 feridos anualmente, 1 de cada 100 serras circulares estará envolvida em acidentes graves por ano.
quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
Morre Frentista após explosão posto gasolina
Morre o frentista que foi atingido pela explosão em posto de gasolina, quando fazia a transferência do combustível do caminhão tanque para o reservatório do posto onde trabalhava. A explosão pode ter sido causada por um aparelho de celular, o acidente foi gravado pelas câmeras de segurança do posto. Apesar do vídeo ser de curta duração, dá para verificar que o funcionário do posto retira um objeto do bolso que ainda não foi possível ser identificado pela perícia, que está analisando as imagens. Se a causa do acidente foi mesmo o telefone celular, reforça o cuidado para a não utilização desse tipo de aparelho em postos de combustíveis.
Reportagem retirada do site: www.liveseg.com
terça-feira, 25 de dezembro de 2007
Amigos Feliz Natal!!!
Caros amigos Feliz Natal!!!
Que esta data seja uma data repleta de felicidade, que você possa desfrutar intensamente este momento. Mas, nunca se esqueça do verdadeiro sentido do natal, que è, de nascimento, esperança e de boas novas!
Um abraço a todos!
Que esta data seja uma data repleta de felicidade, que você possa desfrutar intensamente este momento. Mas, nunca se esqueça do verdadeiro sentido do natal, que è, de nascimento, esperança e de boas novas!
Um abraço a todos!
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
2º Edição do Jornal "O Prevencionista"
Caros amigos, como já era de se esperar, a 2º edição do jornal "O Prevencionista" veio ainda melhor, com vários temas e informações.
Um dos temas que ele aborda é a questão, muito importante, das drogas no ambiente de trabalho. Também vale ressaltar o excelente depoimento do nosso colega, Sergio Barbosa, onde ele resume, perfeitamente, a nossa função dentro de uma empresa.
(Abaixo segue o link para baixar o jornal)
Como baixar: Clique no link, vai até download file e baixe o jornal.
domingo, 9 de dezembro de 2007
Empresas de Telecomunicações vamos assumir os riscos!!!
Empresas de telefonia celular precisam assumir os riscos à saúde
Descumprimento de normas e inadequada gestão dos riscos em Estações Rádio-Base revelam fragilidades para os trabalhadores do setor de telecomunicações.
A telefonia celular, ao mesmo tempo em que oferece à sociedade a praticidade e agilidade dos serviços em telecomunicações, traz consigo uma série de implicações na área da saúde ocupacional. São técnicos e engenheiros em telecomunicações que, entre reparos e instalações em Estações Rádio-Base (ERBs), ficam vulneráveis aos riscos provenientes dos campos eletromagnéticos emitidos pelas antenas transmissoras instaladas nas torres.
Essa vulnerabilidade se deve a duas ausências principais: de uma abordagem adequada do processo de avaliação de riscos da exposição ocupacional aos campos eletromagnéticos durante o desenvolvimento das atividades em ERBs e de uma proposição de medidas de controle. Isso é o que aponta recente pesquisa realizada pela pesquisadora Solange Regina Schaffer, da Coordenação de Higiene do Trabalho da Fundacentro.
Outro aspecto que contribui para acentuar esta vulnerabilidade é a omissão das empresas de telecomunicações, que não informam os riscos a que estão expostos os trabalhadores e os efeitos à saúde resultantes da atividade. Como demonstra a pesquisa, muitas dessas empresas utilizam o argumento de que as fontes dos campos eletromagnéticos são desligadas no momento em que os trabalhadores executam suas atividades em ERBs. Contudo, nas empresas estudadas, até o momento nenhuma comprovou tal procedimento.
Instrumento de gestão
A dissertação de Solange Schaffer buscou analisar como a exposição ocupacional a campos eletromagnéticos em ERBs foi contemplada no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) de uma empresa de telecomunicações.
Originado na área de higiene ocupacional, o PPRA, criado por meio da Norma Regulamentadora nº 9 (NR-9), é um instrumento de gestão organizacional da exposição ocupacional aos agentes físicos, químicos e biológicos presentes nos ambientes de trabalho. Sua implementação é obrigatória em todas as empresas desde 1994.
De acordo com o previsto na NR-9, os campos eletromagnéticos são considerados agentes físicos dos quais decorrem riscos ambientais. Schaffer ressalta que, apesar desta caracterização, grande parte das empresas de telecomunicações não considera que os campos eletromagnéticos tragam riscos à saúde dos trabalhadores. Assim, colocam-se sujeitas a infrações e penalidades previstas na Portaria nº 3.214, do Ministério do Trabalho e Emprego, mas não assumem o problema no PPRA.
Em sua pesquisa, a autora recomenda ações técnicas a serem implementadas no PPRA e propõe formas de se avaliar e controlar os riscos da exposição ocupacional em ERBs, além de estabelecer parâmetros para o treinamento e a informação dos trabalhadores.
A amplitude do problema
A pesquisa destaca, ainda, a diversidade de atividades executadas em ERBs que se deparam com a precariedade na fiscalização por parte dos órgãos públicos e a escassez de estudos epidemiológicos sobre possíveis efeitos adversos à saúde dos trabalhadores, além da insuficiência de especialistas para tratar deste tema, seja no serviço público ou na iniciativa privada.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os riscos da exposição humana aos campos eletromagnéticos decorrem de dificuldades na compreensão dos desafios, das competências e do contexto geral do problema. Estas questões são constantemente discutidas e tratadas nas políticas de governo que norteiam a Comissão Nacional de Bioeletromagnetismo, composta por nove Ministérios e da qual Schaffer é representante titular pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
A Diretiva Européia 40/2004 e a NR-9
Tanto a NR-9, como a Diretiva Européia – criada em 2004, por iniciativa dos países da União Européia – constituem um processo pró-ativo de gestão da exposição ocupacional a campos eletromagnéticos.
São legislações que visam a prevenção e a minimização dos riscos à saúde dos trabalhadores no ambiente de trabalho. Além disso, ambas prevêem que os empregadores utilizem informações contidas nas fichas de avaliação da saúde no trabalho e informem os trabalhadores sobre os riscos a que estão expostos, incentivando-os a participarem das ações preventivas.
Entretanto, na opinião de Schaffer, “em todas duas falta a descrição de como os empregadores devem implantar medidas de controle específicas, voltadas a diferentes atividades comerciais do setor de telecomunicações, como, por exemplo, para ERBs”.
Para preencher esta lacuna, Solange afirma que seria importante incorporar, tanto na Diretiva Européia quanto na NR-9, critérios técnicos para cada segmento comercial que detalhem de que forma devem ser feitas as avaliações qualitativas e quantitativas, além de especificar como minimizar os riscos da exposição ocupacional a campos eletromagnéticos.
Reportagens retirada do site: fundacentro.gov.br
terça-feira, 4 de dezembro de 2007
Somos Heróis!!!
Somos Heróis...
"Somos heróis. . . porque, toda empresa que se preze, deve inserir e considerar o setor de segurança do trabalho, quer seja ele subalterno ao RH ou outros, como área importante, porém, muitas não agem assim.
Somos heróis. . . porque, como a maioria das empresas, não nos consideram como parte integrante do "negócio", temos dificuldade de gerenciar nossas necessidades, e viver mendicando valores para desenvolvermos nosso trabalho.
Somos heróis. . . porque consideramos os treinamentos, a parte mais importante de nosso escopo, pois é inegável e comprovado que surtem efeito no controle de acidente, porém somos tachados de barradores de produção, e bem sabem eles, que um acidente é ônus suficiente para perda de receita.
Somos heróis. . . porque, consideramos, o corpo a corpo, o diálogo, como presença inevitável, mas muitos acham que nossa presença atrapalha e muito no resultado final. Somos heróis. . . porque, o fato de estarmos em vários lugares, podemos "passear" pela empresa, não produzindo nada, e só sentimos o peso de nossa caneta ou prancheta.
Somos heróis. . . por aguentar tudo isso, e quando um acidente acontece, "eles" sabem muito bem o caminho a percorrer... .. SEGURANÇA DO TRABALHO.
É por isso e muito mais que " Somos Heróis" , mas nem tudo está perdido, e ainda bem que não são todas as empresas que pensam assim".
Autor desconhecido
sábado, 1 de dezembro de 2007
Previna-se sempre!!!!!!!
Em outubro de 1987, foi decretado por uma assembléia da ONU que 1º de dezembro seria o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. A data é marcada por campanhas publicitárias, que buscam relembrar os conceitos básicos de prevenção, além de reforçar a solidariedade, a tolerância e a compaixão.
Todos os anos, novos temas são abordados para a campanha principal, que faz parte do Ministério da Saúde, para atingir a maior variedade de público possível. Em 2007, o slogan Sua atitude tem muita força na luta contra a Aids pretende alcançar os jovens de 14 a 24 anos, com o tema central O Jovem e seu direito de exercer sua sexualidade e de usar o preservativo .
O HIV destrói os linfócitos, células responsáveis pela defesa do nosso organismo, tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas. Cabe ressaltar que, como qualquer imunodeficiência, ela não se manifesta da mesma forma em todos os pacientes.
O período médio de incubação, intervalo de tempo entre a exposição ao vírus até o surgimento de alguns sintomas, é estimado em 3 a 6 semanas. A produção de anticorpos inicia-se de 8 a 12 semanas após a infecção. Existe ainda a fase assintomática, na qual os vírus amadurecem e morrem de forma equilibrada.
A etapa final corresponde à redução crítica de células T, tipo CD4, que chegam abaixo de 200 unidades por mm³ de sangue (adultos saudáveis possuem de 800 a 1200 unidades). Neste estágio, surgem as diarréias persistentes dores de cabeça, contrações abdominais, febre, falta de coordenação, náuseas, vômitos, fadiga extrema, perda de peso e câncer. Na década de 80, quando a AIDS veio à tona, o medo de ser acometido pela doença era bastante grande, o tratamento ainda não era conhecido e as imagens de pacientes em estado terminal eram vistas como ameaça fatal.
Os chamados grupos de risco da época eram os homossexuais, as garotas de programa, os caminhoneiros e os usuários de drogas. Com essa definição, era muito mais fácil desenvolver campanhas que atingissem o nicho correto. O grande problema atual é que a AIDS está em todo lugar. Não existem mais os grupos de risco, pelo contrário! Hoje, eles são os que estão mais distantes do HIV , comenta o biomédico Luis Roberto Lopes.
Os chamados grupos de risco da época eram os homossexuais, as garotas de programa, os caminhoneiros e os usuários de drogas. Com essa definição, era muito mais fácil desenvolver campanhas que atingissem o nicho correto. O grande problema atual é que a AIDS está em todo lugar. Não existem mais os grupos de risco, pelo contrário! Hoje, eles são os que estão mais distantes do HIV , comenta o biomédico Luis Roberto Lopes.
Historiadores dizem que grandes epidemias e grandes guerras servem para fazer o controle populacional do planeta. Até o momento, isso fazia até que certo sentido. O problema é que nenhuma batalha ou epidemia durou tanto tempo. A AIDS está aí há 20 anos e não temos indícios de que uma cura vai surgir. completa Luis.
Em todo o mundo, são vendidos cerca de 239 milhões de preservativos todos os anos. Parece muito? Pois então pense no seguinte dado: por dia, acontecem aproximadamente 150 milhões de relações sexuais.
Para o jovem publicitário, Rafael Gushiken, 25, Assim como o governo transmite um grande número de campanhas políticas, deveria transmitir as campanhas de prevenção à AIDS.
O maior símbolo desta luta é o famoso ´laço vermelho´, que é visto como sinal de comprometimento. Ele foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo. Ele foi criado em 1991, como homenagem às pessoas que haviam morrido por conta da doença.
Reportagem retirada do site: yahoo.com.br
sexta-feira, 30 de novembro de 2007
Uma profissão de responsabilidade!!!
- Credo da Segurança -
Cremos que todo homem tem
dentro de si a responsabilidade
incontestável de afastar-se dos
caminhos inseguros. Este é seu
dever para consigo mesmo, sua
família, seus colegas e seu
trabalho.
Cremos que nenhum homem
vive ou trabalha completamente
só. Ele se envolve com todos, é
influenciado pelas realizações e
marcado pelos fracassos com o
próximo e seus companheiros.
Cada homem que fracassa com
o próximo, falha consigo mesmo
e partilhará o peso do fracasso.
O verdadeiro horror de um
acidente é constatar que o
homem fracassou. E, mais, que
seus companheiros também
fracassaram.
Cremos que os acidentes são
gerados por práticas inseguras,
nascem nos momentos de ações
impensadas e cessarão somente
quando a prática segura for
suficientemente forte para
preceder a ação, quando a
prática correta criar o hábito
que controla o ato.
Cremos que a prevenção de
acidentes é um objetivo que se
encontra em todo e qualquer
nível hierárquico, organizações e
procedimentos.
Cremos que se livrar dos riscos
não é um privilégio, mas a meta
a ser atingida e perpetuada, por
todos, dia-a-dia.
Cremos que a eliminação do
sofrimento ocasionado por
acidentes é um dever moral,
cuja medida adequada depende
diretamente do nosso
do nosso desempenho.
Material retirado do jornal: O Prevencionista - 1ºEdição
terça-feira, 27 de novembro de 2007
Parabéns pra Você!!!
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
Amanhã é o nosso dia!!!!!
Amanhã é o nosso dia!!!!
Dia de uma profissão como a reportagem já diz, uma profissão de futuro! E que não existe qualidade de vida no trabalho sem segurança e saúde!
No dia 27/11/1985, foi criada a especialização da profissão do técnico
de segurança do trabalho através da Portaria n° 7410. Desde
então, essa data foi escolhida para comemorar o dia desse
profissional. “O técnico de segurança do trabalho tem um papel decisivo
para desenvolver qualquer modelo de segurança no trabalho”, afirma o
presidente do SINTESP, Armando Henrique. Buscando reconhecer essa
importância, o SINTESP realiza no dia 28/11, na Fundacentro, seu tradicional
café da manhã. Será um dia de comemoração e reflexão sobre a
SST e o futuro do profissional. “O técnico de segurança é um dos poucos
profissionais que tem futuro garantido. Não é possível ter qualidade
de vida no trabalho sem segurança e saúde, e o gestor natural desse
processo é o técnico, que deve trabalhar visando a qualidade do serviço
prestado”, acredita Armando.
Com a profissão reconhecida há 20 anos, o técnico de segurança
do trabalho precisa hoje buscar um equilíbrio entre os desejos de trabalhadores
e empregadores. Para o presidente do SINTESP, o empresário
costuma centralizar suas ações em SST através de cobranças para os
trabalhadores, os quais, por sua vez, juntamente com suas representações
sindicais, buscam suprimir outras carências que vão além da SST.
“Nesse conflito, no qual a empresa cobra deveres, e os trabalhadores
querem fazer valer seus direitos, a prática das ações prevencionistas
ficam sem rumo. É aí que entra o papel do técnico de segurança, que
deve atuar de forma imparcial, colocando em prática seus conhecimentos
técnicos para produzir resultados em benefício tanto dos trabalhadores
como do empregador”, explica Armando Henrique.
Hoje existem cerca de 200 mil técnicos de segurança do trabalho no
Brasil. “Eles têm dado uma importante contribuição nessas últimas décadas
e poderão contribuir muito mais se o seu papel for melhor entendido”,
acredita Armando. Uma das contribuições que ele aponta é o fato
de que nos locais onde há um técnico de segurança, existe uma CIPA
organizada e, conseqüentemente, ações preventivas. “Apesar de termos
tidos resultados significativos do atual modelo de SESMT, temos a
convicção absoluta de que essa é uma área com muito espaço a ser
conquistado, e essa é nossa meta”, ressalta o presidente do SINTESP.
Um dos pontos para a ampliação desse espaço é que a maioria das
empresas não precisa ter um SESMT nem um técnico contratado. Nesse
cenário, estão sendo discutidas a reformulação da NR-4 e uma nova
Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho (PNSST). “Estamos
vivendo um momento significativo, próximo de termos um novo
modelo de saúde e segurança do trabalhador com uma maior integração
entre as esferas do governo. O técnico precisa estar atento a essas
mudanças”, conclui Armando Henrique.
Dia de uma profissão como a reportagem já diz, uma profissão de futuro! E que não existe qualidade de vida no trabalho sem segurança e saúde!
SINTESP HOMENAGEIA
TÉCNICO DE SEGURANÇA
No dia 27/11/1985, foi criada a especialização da profissão do técnico
de segurança do trabalho através da Portaria n° 7410. Desde
então, essa data foi escolhida para comemorar o dia desse
profissional. “O técnico de segurança do trabalho tem um papel decisivo
para desenvolver qualquer modelo de segurança no trabalho”, afirma o
presidente do SINTESP, Armando Henrique. Buscando reconhecer essa
importância, o SINTESP realiza no dia 28/11, na Fundacentro, seu tradicional
café da manhã. Será um dia de comemoração e reflexão sobre a
SST e o futuro do profissional. “O técnico de segurança é um dos poucos
profissionais que tem futuro garantido. Não é possível ter qualidade
de vida no trabalho sem segurança e saúde, e o gestor natural desse
processo é o técnico, que deve trabalhar visando a qualidade do serviço
prestado”, acredita Armando.
Com a profissão reconhecida há 20 anos, o técnico de segurança
do trabalho precisa hoje buscar um equilíbrio entre os desejos de trabalhadores
e empregadores. Para o presidente do SINTESP, o empresário
costuma centralizar suas ações em SST através de cobranças para os
trabalhadores, os quais, por sua vez, juntamente com suas representações
sindicais, buscam suprimir outras carências que vão além da SST.
“Nesse conflito, no qual a empresa cobra deveres, e os trabalhadores
querem fazer valer seus direitos, a prática das ações prevencionistas
ficam sem rumo. É aí que entra o papel do técnico de segurança, que
deve atuar de forma imparcial, colocando em prática seus conhecimentos
técnicos para produzir resultados em benefício tanto dos trabalhadores
como do empregador”, explica Armando Henrique.
Hoje existem cerca de 200 mil técnicos de segurança do trabalho no
Brasil. “Eles têm dado uma importante contribuição nessas últimas décadas
e poderão contribuir muito mais se o seu papel for melhor entendido”,
acredita Armando. Uma das contribuições que ele aponta é o fato
de que nos locais onde há um técnico de segurança, existe uma CIPA
organizada e, conseqüentemente, ações preventivas. “Apesar de termos
tidos resultados significativos do atual modelo de SESMT, temos a
convicção absoluta de que essa é uma área com muito espaço a ser
conquistado, e essa é nossa meta”, ressalta o presidente do SINTESP.
Um dos pontos para a ampliação desse espaço é que a maioria das
empresas não precisa ter um SESMT nem um técnico contratado. Nesse
cenário, estão sendo discutidas a reformulação da NR-4 e uma nova
Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho (PNSST). “Estamos
vivendo um momento significativo, próximo de termos um novo
modelo de saúde e segurança do trabalhador com uma maior integração
entre as esferas do governo. O técnico precisa estar atento a essas
mudanças”, conclui Armando Henrique.
Reportagem retirada do jornal do sindicato de São Paulo.
domingo, 25 de novembro de 2007
Dica de Curso!!!!
Galera, nesta fase que estamos vivido onde quase todas as profissões estão saturadas a gente tem que sempre buscar um diferencial, para sobressair no mercado de trabalho. Para não virar só mais um profissional no mercado de trabalho, frustrado, que não consegue um emprego por pensar que está "sem sorte" ou que é um "derrotado". Então, busque sempre em diferencial na sua vida para conseguir ter êxito.
Segue a dica de um curso ótimo, é que ajuda a enriquecer o nosso currículo.Curso de Primeiros Socorros!
Curso: Primeiros Socorros
Instituição: Cruz Vermelha
Valor do investimento: 60,00 (Valor pode ser alterado pela instituição)
Endereço: Alameda Ezequiel Dias 427, região hospitalar
Mais informações no telefone: 3226-4233, das 7 ás 18 horas
Ps: Unidade da Cruz Vermelha de MG/BH
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Jornal "O PREVENCIONISTA"
Caros colegas de profissão!!!!
É com satisfação que apresento a vocês, uma ótima e criativa idéia, dos nossos colegas de profissão, dono da comunidade do orkut (Técnico em Segurança com Orgulho!), o Moíses de ES/Vitória e o Moderador da Comunidade (Técnico em Segurança com Orgulho!) o José Geraldo de Lavras/MG, o jornal "O PREVENCIONISTA".
Esta é a 1º edição, com o objetivo de comemorar o dia do Técnico de Segurança do Trabalho que será no dia 27/11.
Um jornal com contéudo! (Segue abaixo o link para baixar o jornal "O PREVENCIONISTA")
http://rs266.rapidshare.com/files/71334520/Microsoft_Word_-_O_Prevencionista.pdf
OBS: Para baixar, clique no link, vai até FREE e depois digite os caracteres que irão aparecer.
É com satisfação que apresento a vocês, uma ótima e criativa idéia, dos nossos colegas de profissão, dono da comunidade do orkut (Técnico em Segurança com Orgulho!), o Moíses de ES/Vitória e o Moderador da Comunidade (Técnico em Segurança com Orgulho!) o José Geraldo de Lavras/MG, o jornal "O PREVENCIONISTA".
Esta é a 1º edição, com o objetivo de comemorar o dia do Técnico de Segurança do Trabalho que será no dia 27/11.
Um jornal com contéudo! (Segue abaixo o link para baixar o jornal "O PREVENCIONISTA")
http://rs266.rapidshare.com/files/71334520/Microsoft_Word_-_O_Prevencionista.pdf
OBS: Para baixar, clique no link, vai até FREE e depois digite os caracteres que irão aparecer.
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Ergonomia - Adequa-se!!!
Hoje no mercado exitem um enorme mix de produtos ergonômicos para adequar e atender no aspecto ergonômico. Claro, estes produtos geralmente não são baratos. Mas pensando custo- beneficio, concerteza vale a pena adequar os nossos escritórios eliminando assim as perturbações funcionais. (Leia a matéria abaixo).
É comum ouvir em ambientes de trabalho reclamações sobre dores, formigamento, desconforto e sensação de peso nos membros superiores e inferiores. Isso geralmente acontece com pessoas que realizam esforços repetitivos ou não possuem uma postura adequada no trabalho, sendo o exemplo mais recorrente o caso de quem utiliza o computador por várias horas.
Pensando em evitar esses sintomas que limitam ou incapacitam essas pessoas para as atividades básicas da vida, foram criados alguns produtos ergonômicos que estão disponíveis no mercado. O suporte para monitor foi desenvolvido para a elevação dos monitores, tendo como objetivo melhorar a postura do usuário.
O apoio de punho para o teclado é outro aparato que pode melhorar o rendimento no trabalho. Ele evita a compressão dos nervos e tendões e possibilita uma postura de conforto. Já o mouse pad ergonômico alivia as tensões nas mãos e nos punhos causadas pelo uso constante do mouse. O apoio para os pés e as cadeiras são outros acessórios que ajudam no alivio das tensões musculares, na correção postural e proporcionam mais conforto.
Equipe Bem Star
É comum ouvir em ambientes de trabalho reclamações sobre dores, formigamento, desconforto e sensação de peso nos membros superiores e inferiores. Isso geralmente acontece com pessoas que realizam esforços repetitivos ou não possuem uma postura adequada no trabalho, sendo o exemplo mais recorrente o caso de quem utiliza o computador por várias horas.
Pensando em evitar esses sintomas que limitam ou incapacitam essas pessoas para as atividades básicas da vida, foram criados alguns produtos ergonômicos que estão disponíveis no mercado. O suporte para monitor foi desenvolvido para a elevação dos monitores, tendo como objetivo melhorar a postura do usuário.
O apoio de punho para o teclado é outro aparato que pode melhorar o rendimento no trabalho. Ele evita a compressão dos nervos e tendões e possibilita uma postura de conforto. Já o mouse pad ergonômico alivia as tensões nas mãos e nos punhos causadas pelo uso constante do mouse. O apoio para os pés e as cadeiras são outros acessórios que ajudam no alivio das tensões musculares, na correção postural e proporcionam mais conforto.
Equipe Bem Star
Materia retirada do site:www.yahoo.com.br
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
Vamos acabar com este VÍCIO!!!!
Uma ótima iniciativa para concientizar sobre este vício que mata, e que todos os fumantes não vê ou finge que não vê!
TABAGISMO
por:(Brasília, BR Press)
Nesta sexta (16/11) acontece no Brasil o Dia do Não Fumar, que tem como proposta mobilizar a população para discutir as conseqüências do tabagismo para a saúde. Nos últimos anos, o crescente número de doenças provocadas pelo fumo reforçou os questionamentos sobre os efeitos do cigarro.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vício do cigarro é considerado a principal causa de mortes inevitáveis em todo o mundo. Para o pneumologista Celso Antônio Rodrigues, chefe do Núcleo de Prevenção da Gerência do Câncer do Distrito Federal, a importância de datas como a de hoje é a possibilidade de promover debates e alertar a população.
"Nunca uma epidemia causou tanta morte quanto está causando o tabagismo, uma epidemia que alcança o mundo inteiro. Não tem um país em que não se fuma." O especialista afirma que, dentre as substâncias presentes no cigarro, as mais maléficas à saúde humana são o benzopireno e o monóxido de carbono, que alteram o DNA da célula, transformando uma célula normal em uma célula diferente e, posteriormente, em um tumor.
Dentre as doenças relacionadas ao uso prolongado do cigarro, o médico destaca os diversos tipos de câncer, além de problemas vasculares, derrame cerebral e até mesmo a amputação de membros. "Não tem um órgão do organismo que esteja livre em função do indivíduo fumar", acrescenta.
O médico explica que o câncer de pulmão, doença mais associada ao tabagismo, pode se manifestar de diferentes formas. O adenoma, um tumor benigno, pode ou não ter relação com o cigarro. Já o adenocarcinoma e o carcinoma espinocelular são causados diretamente pelo fumo.
Tabagismo Passivo
Celso Antônio Rodrigues alerta que as pessoas que convivem com fumantes e que acabam se tornando fumantes passivos estão igualmente ameaçadas. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o chamado o tabagismo passivo é a terceira principal causa de morte evitável no mundo, depois do tabagismo ativo e do consumo excessivo de álcool.
Um ambiente fechado com fumaça de cigarro contém, em média, três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.
Outro mal causado pelo tabaco é o enfisema pulmonar, doença caracterizada pela destruição progressiva dos pulmões. Os sintomas iniciais se resumem à falta de ar, mas ao final, o paciente não consegue mais respirar sozinho, e sobrevive apenas à base de balão de oxigênio. "Algumas pessoas, ao parar de fumar, melhoram muito a condição respiratória, mas aquilo que o cigarro destruiu não vai mais se recuperar".
Ritual
Dentre as dificuldades para largar o vício, o especialista destaca não somente a dependência química, que pode levar a crises de abstinência severas, como também o próprio condicionamento provocado pelo ato de fumar. "A pessoa cria aquele ritual de acordar, tomar um café e fumar, almoçar e fumar".
Para Rodrigues, o fumante que deseja largar o vício precisa investir em uma mudança de comportamento. Para os que são considerados dependentes fortes, o pneumologista recomenda a reposição de nicotina por meio de gomas de mascar e adesivos transdérmicos, disponíveis no Brasil.
O médico garante que o indivíduo que consegue parar de fumar pelo período de um ano já pode ser considerado um ex-fumante. Ele afirma que os benefícios de parar de fumar podem ser percebidos ainda nas primeiras 24 horas sem o cigarro. "A pessoa já tem uma pressão arterial dentro da normalidade, melhora as suas condições respiratórias, dorme mais e melhor".
Rodrigues lembra que a composição química da fumaça do cigarro envolve cerca de 4.720produtos químicos, alguns deles radioativos, como o Polônio 210 e o Césio. Ele destaca o fato de que a receita para assistência à saúde no Distrito Federal, atualmente, é de R$ 20 milhões por mês, dos quais R$ 12 milhões são gastos com doenças relacionadas ao tabaco.
(*) Com informações de Paula Laboissière, da Agência Brasil.
Reportagem retirado do site:www.yahoo.com.br
TABAGISMO
por:(Brasília, BR Press)
Nesta sexta (16/11) acontece no Brasil o Dia do Não Fumar, que tem como proposta mobilizar a população para discutir as conseqüências do tabagismo para a saúde. Nos últimos anos, o crescente número de doenças provocadas pelo fumo reforçou os questionamentos sobre os efeitos do cigarro.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vício do cigarro é considerado a principal causa de mortes inevitáveis em todo o mundo. Para o pneumologista Celso Antônio Rodrigues, chefe do Núcleo de Prevenção da Gerência do Câncer do Distrito Federal, a importância de datas como a de hoje é a possibilidade de promover debates e alertar a população.
"Nunca uma epidemia causou tanta morte quanto está causando o tabagismo, uma epidemia que alcança o mundo inteiro. Não tem um país em que não se fuma." O especialista afirma que, dentre as substâncias presentes no cigarro, as mais maléficas à saúde humana são o benzopireno e o monóxido de carbono, que alteram o DNA da célula, transformando uma célula normal em uma célula diferente e, posteriormente, em um tumor.
Dentre as doenças relacionadas ao uso prolongado do cigarro, o médico destaca os diversos tipos de câncer, além de problemas vasculares, derrame cerebral e até mesmo a amputação de membros. "Não tem um órgão do organismo que esteja livre em função do indivíduo fumar", acrescenta.
O médico explica que o câncer de pulmão, doença mais associada ao tabagismo, pode se manifestar de diferentes formas. O adenoma, um tumor benigno, pode ou não ter relação com o cigarro. Já o adenocarcinoma e o carcinoma espinocelular são causados diretamente pelo fumo.
Tabagismo Passivo
Celso Antônio Rodrigues alerta que as pessoas que convivem com fumantes e que acabam se tornando fumantes passivos estão igualmente ameaçadas. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o chamado o tabagismo passivo é a terceira principal causa de morte evitável no mundo, depois do tabagismo ativo e do consumo excessivo de álcool.
Um ambiente fechado com fumaça de cigarro contém, em média, três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.
Outro mal causado pelo tabaco é o enfisema pulmonar, doença caracterizada pela destruição progressiva dos pulmões. Os sintomas iniciais se resumem à falta de ar, mas ao final, o paciente não consegue mais respirar sozinho, e sobrevive apenas à base de balão de oxigênio. "Algumas pessoas, ao parar de fumar, melhoram muito a condição respiratória, mas aquilo que o cigarro destruiu não vai mais se recuperar".
Ritual
Dentre as dificuldades para largar o vício, o especialista destaca não somente a dependência química, que pode levar a crises de abstinência severas, como também o próprio condicionamento provocado pelo ato de fumar. "A pessoa cria aquele ritual de acordar, tomar um café e fumar, almoçar e fumar".
Para Rodrigues, o fumante que deseja largar o vício precisa investir em uma mudança de comportamento. Para os que são considerados dependentes fortes, o pneumologista recomenda a reposição de nicotina por meio de gomas de mascar e adesivos transdérmicos, disponíveis no Brasil.
O médico garante que o indivíduo que consegue parar de fumar pelo período de um ano já pode ser considerado um ex-fumante. Ele afirma que os benefícios de parar de fumar podem ser percebidos ainda nas primeiras 24 horas sem o cigarro. "A pessoa já tem uma pressão arterial dentro da normalidade, melhora as suas condições respiratórias, dorme mais e melhor".
Rodrigues lembra que a composição química da fumaça do cigarro envolve cerca de 4.720produtos químicos, alguns deles radioativos, como o Polônio 210 e o Césio. Ele destaca o fato de que a receita para assistência à saúde no Distrito Federal, atualmente, é de R$ 20 milhões por mês, dos quais R$ 12 milhões são gastos com doenças relacionadas ao tabaco.
(*) Com informações de Paula Laboissière, da Agência Brasil.
Reportagem retirado do site:www.yahoo.com.br
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
Nutrientes essenciais para sua saúde!!!
Por Ricardo Goncebat
EFE-REPORTAGENS
Eles aguçam a mente, aumentam a energia, fortalecem o organismo, acalmam os nervos, elevam o ânimo, estimulam a sexualidade e as defesas orgânicas, e nos protegem das doenças. Não são drogas mágicas, mas uma série de substâncias que são fornecidas ao nosso organismo pelos alimentos: minerais que reforçam a saúde.
O que podemos comer para desfrutar ao máximo de nosso potencial físico e mental, melhorar nossas funções orgânicas, continuarmos saudáveis e para que possamos nos proteger das principais doenças, como o câncer e os transtornos do coração?
A lista de compostos nutritivos para a boa saúde e o bem-estar é muito longa, mas há alguns nutrientes essenciais que nunca devem faltar, de acordo com os estudos científicos mais recentes e os especialistas em medicina e nutrição.Embora estes minerais podem ser ingeridos por meio de suplementos dietéticos, é preferível recorrer primeiro a suas fontes naturais: os alimentos.
No entanto, é importante fazer uma advertência: se a pessoa sofre de alguma doença crônica, como a hipertensão, é preciso consultar o médico antes de mudar sua dieta.
Cálcio e Magnésio
Estes dois minerais trabalham estreitamente ligados no organismo e, freqüentemente, são combinados em suplementos multivitamínicos. Em equipe, ajudam a reduzir o risco de câncer, estimulam a potência cerebral, intensificam o rendimento atlético e protegem a pele. Além disso, o cálcio e o magnésio trabalham juntos para regular os níveis de energia do organismo e manter o funcionamento normal do coração e a transmissão nervosa, e são necessários para ter ossos fortes e saudáveis.
Também colaboram na luta contra a pressão sanguínea elevada, e possuem um leve efeito sedativo, que ajuda quando é ingerido antes do momento de dormir.O cálcio sozinho é necessário para prevenir a osteoporose, os transtornos cardíacos, os problemas da menopausa e certos tipos de cânceres, enquanto o magnésio é útil contra a tensão pré-menstrual, a hipertensão arterial, a ansiedade, a fadiga e a diabete.
Para que não faltem em seu organismo, inclua em sua dieta o leite e seus produtos derivados, legumes, couves e outros vegetais de folha verde, sardinhas enlatadas e peixe branco, para receber suficiente cálcio, assim como cacau ou chocolate, frutas secas e mariscos, para ter uma boa ingestão de magnésio.
Cromo, aliado da insulina
Os especialistas em alimentação o consideram um mineral essencial para o organismo, porque ajuda a insulina a regular o metabolismo das proteínas, os carboidratos e as gorduras. Quando o corpo tem pouco cromo, podem surgir vários tipos de problemas de saúde, desde um desequilíbrio nos níveis de açúcar no sangue até a obesidade.
Também ajuda a reduzir seu risco de problemas cardíacos, diabetes e problemas da visão. Os atletas são partidários deste mineral para ajudar a reduzir a gordura corporal, aumentar o rendimento dos músculos e controlar a fome e o peso.
Para que não falte em seu organismo, inclua em sua dieta fermento de cerveja, carne, fígado, ovo, frango, ostras, germe de trigo, pimentão verde, maçã, banana e espinafre.
Zinco, muito mais que um estimulante sexual
Ele é considerado o mineral do sexo masculino e, de fato, é necessário para o metabolismo hormonal, a produção de testosterona, a formação do esperma e a composição do sêmen, enquanto alguns dos alimentos que têm reputação de ser afrodisíacos ou de intensificar a virilidade, como as ostras, possuem um conteúdo elevado desta substância.
Mas além disso, o zinco é crucial para outras várias funções do corpo, desde a cicatrização de feridas e a imunologia até a desintoxicação do fígado. Os órgãos sensoriais também precisam deste mineral para a visão, a audição, o olfato e o paladar.
Alguns estudos indicam que o zinco pode ajudar a reduzir o risco de câncer, estimular a potência cerebral, equilibrar o nível de açúcar no sangue e perder peso. Para que ele não falte no seu organismo, inclua em sua dieta alimentos protéicos como as carnes de rês, porco e cordeiro e a carne escura do frango, assim como amendoins e legumes.
Reportagem retirada do site www.yahoo.com.br
Por Ricardo Goncebat
EFE-REPORTAGENS
Eles aguçam a mente, aumentam a energia, fortalecem o organismo, acalmam os nervos, elevam o ânimo, estimulam a sexualidade e as defesas orgânicas, e nos protegem das doenças. Não são drogas mágicas, mas uma série de substâncias que são fornecidas ao nosso organismo pelos alimentos: minerais que reforçam a saúde.
O que podemos comer para desfrutar ao máximo de nosso potencial físico e mental, melhorar nossas funções orgânicas, continuarmos saudáveis e para que possamos nos proteger das principais doenças, como o câncer e os transtornos do coração?
A lista de compostos nutritivos para a boa saúde e o bem-estar é muito longa, mas há alguns nutrientes essenciais que nunca devem faltar, de acordo com os estudos científicos mais recentes e os especialistas em medicina e nutrição.Embora estes minerais podem ser ingeridos por meio de suplementos dietéticos, é preferível recorrer primeiro a suas fontes naturais: os alimentos.
No entanto, é importante fazer uma advertência: se a pessoa sofre de alguma doença crônica, como a hipertensão, é preciso consultar o médico antes de mudar sua dieta.
Cálcio e Magnésio
Estes dois minerais trabalham estreitamente ligados no organismo e, freqüentemente, são combinados em suplementos multivitamínicos. Em equipe, ajudam a reduzir o risco de câncer, estimulam a potência cerebral, intensificam o rendimento atlético e protegem a pele. Além disso, o cálcio e o magnésio trabalham juntos para regular os níveis de energia do organismo e manter o funcionamento normal do coração e a transmissão nervosa, e são necessários para ter ossos fortes e saudáveis.
Também colaboram na luta contra a pressão sanguínea elevada, e possuem um leve efeito sedativo, que ajuda quando é ingerido antes do momento de dormir.O cálcio sozinho é necessário para prevenir a osteoporose, os transtornos cardíacos, os problemas da menopausa e certos tipos de cânceres, enquanto o magnésio é útil contra a tensão pré-menstrual, a hipertensão arterial, a ansiedade, a fadiga e a diabete.
Para que não faltem em seu organismo, inclua em sua dieta o leite e seus produtos derivados, legumes, couves e outros vegetais de folha verde, sardinhas enlatadas e peixe branco, para receber suficiente cálcio, assim como cacau ou chocolate, frutas secas e mariscos, para ter uma boa ingestão de magnésio.
Cromo, aliado da insulina
Os especialistas em alimentação o consideram um mineral essencial para o organismo, porque ajuda a insulina a regular o metabolismo das proteínas, os carboidratos e as gorduras. Quando o corpo tem pouco cromo, podem surgir vários tipos de problemas de saúde, desde um desequilíbrio nos níveis de açúcar no sangue até a obesidade.
Também ajuda a reduzir seu risco de problemas cardíacos, diabetes e problemas da visão. Os atletas são partidários deste mineral para ajudar a reduzir a gordura corporal, aumentar o rendimento dos músculos e controlar a fome e o peso.
Para que não falte em seu organismo, inclua em sua dieta fermento de cerveja, carne, fígado, ovo, frango, ostras, germe de trigo, pimentão verde, maçã, banana e espinafre.
Zinco, muito mais que um estimulante sexual
Ele é considerado o mineral do sexo masculino e, de fato, é necessário para o metabolismo hormonal, a produção de testosterona, a formação do esperma e a composição do sêmen, enquanto alguns dos alimentos que têm reputação de ser afrodisíacos ou de intensificar a virilidade, como as ostras, possuem um conteúdo elevado desta substância.
Mas além disso, o zinco é crucial para outras várias funções do corpo, desde a cicatrização de feridas e a imunologia até a desintoxicação do fígado. Os órgãos sensoriais também precisam deste mineral para a visão, a audição, o olfato e o paladar.
Alguns estudos indicam que o zinco pode ajudar a reduzir o risco de câncer, estimular a potência cerebral, equilibrar o nível de açúcar no sangue e perder peso. Para que ele não falte no seu organismo, inclua em sua dieta alimentos protéicos como as carnes de rês, porco e cordeiro e a carne escura do frango, assim como amendoins e legumes.
Reportagem retirada do site www.yahoo.com.br
sábado, 10 de novembro de 2007
Vídeo Animado sobre Prod. Químico
Vídeo animado sobre produtos químicos, cuidado com eles!
Vídeo retirado do site: www.youtube.com
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
Adivinha de quem que é esta história.....
Quem sou eu?
"Sou mais poderoso do que os exércitos combinados do mundo inteiro.
Matei mais homens do que todas as guerra de todos os tempos.
Sou mais mortífero do que as balas e destruo mais lares do que os canhões de longo alcance.
Não faço distinções: minhas vítimas são ricos e pobres; jovens e velhos; fortes e fracos; as viúvas e os órfãos conhecem-me bem.
Creço tanto que minha sombra se estende a todas as atividades.
Massacro milhares de trabalhadores todos os anos.
Oculto-me o mais que posso e trabalho quase sempre em silêncio.
Adotam medidas contra mim, mas nem todos dão importância a elas.
Sou implácavel.
Estou as partes, no lar, nas fábricas, nos cruzamentos de estradas, no mar, na terra e no ar.
Trago comigo a doença, a dor e morte, e não obstante poucos tratam de me evitar.
Destruo tudo e nada ofereço.
Sou seu pior inimigo, meu nome possui oito letras....
Quem sou eu?
Sou eu o ACIDENTE"!!!!!!!
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
Dicas para entrevista
Galera récem formada que está procurando estágio, segue algumas dicas para se dar bem em uma entrevista. A entrevista é de suma importância para aprovação do candidato á oportunidade de estágio. Por isso, preste bastante atenção nas seguintes dicas:
1- Ao agendar a entrevista se identifique, seja claro e objetivo na sua comunicação;
2- Chegue de 10 a 15 minutos com antecedência. Seja cortês e identifique-se com a recepção;
3- Demonstre interesse pela oportunidade oferecida, sem dar a impressão de que você esta em situação difícil;
4- Seja o mais autêntico possível na hora de falar de si próprio e esteja preparado para responder questões de ordem pessoal;
5- O celular deve ficar desligado;
6- Não fale alto nem gesticule em demasia.
Cuide da imagem pessoal
Mulheres
Evite: roupas transparentes, curtas, justas, decotadas, cores fortes; uso de acessórios extravagantes.
Recomenda-se: Primeiro de tudo é usar uma roupa discreta. Sugestão: saia na altura do joelho ou calça social de cor escura; blusa social clara lisa; sapatos discretos; maquilagem suave.
Homens
Evite: camisetas: regatas, time de futebol, propagandas; bermudas, bonés, chinelos; walkman, Ipod, Mp3 entre outros....
Recomenda-se: Também uma roupa discreta. Sugestão: calça social escura; blusa social clara; sapatos escuros; barba bem feita.
Para ambos os sexos
Evite: perfume forte,; levar acompanhante; mascar chicletes, roer unhas; fumar antes e durante a entrevista.
Recomenda-se: os cabelos devem estar bem cortados, arrumados, evitem cabelos molhados; as unhas limpas e não muito compridas.
Procure adquirir uma boa fluência verbal, para que venha articular suas idéias de forma clara e precisa e sem gírias ou vícios de linguagem do tipo: "sabe?", "Né!", "Quer dizer!", "Legal", "Tá!", "Tipo assim!".
Atenção á postura e as atitudes, demonstre interesse e vontade de aprender, Esteja bem informado sobre atualidades, conhecimento em informática é fundamental e procure qualificar-se cada vez mais.
sábado, 3 de novembro de 2007
S.O.S Meio Ambiente
Vídeo sobre meio ambiente onde mostra que nada é mais valioso do que ele próprio!
Vídeo retirado do site: www.youtube.com
Custo do Acidente $$$$
Caros colegas quando temos um acidente do trabalho, uma das primeiras medidas que nós técnicos tomamos é realizar uma investigação do acidente e propor medidas para que ele não se repita. Mas, muitas das vezes esquecemos de calcular o custo deste acidente. Que é muito importante, porque mostraremos para o empregador o custo que foi o acidente e concientizar ele que prevenir é o melhor rémedio! (Segue abaixo as definições dos custos e o levantamento dos custos do acidente.)
Definições:
Custos Diretos ou Custos Segurados: São as contribuições mensais pagas pelo empregador à Previdência Social.
Custos Indiretos ou Custos não Segurados: Total das despesas não cobertas pelo seguro de acidente do trabalho e, em geral, não facilmente computáveis, tais como as resultantes da interrupção do trabalho, do afastamento do empregado de sua ocupação habitual, de danos causados a equipamentos e materiais, da perturbação do trabalho normal e de atividades assistências não seguradas;
Levantamento dos Custos Indiretos, Custos não Segurados:
Para levantamento do custo não segurado, deve ser levados em consideração, entre outros, os seguintes elementos:
- Despesas com reparo ou substituição de máquina, equipamento ou material avariado;
- Despesas com serviços assistenciais não segurados;
- Pagamento de horas extras em decorrência do acidente;
- Despesas jurídicas;
- Complementação salarial ao empregado acidentado;
- Prejuízo decorrente da queda de produção pela interrupção do funcionamento da máquina ou da operação de que estava incumbido o acidentado, ou da impressão que o acidentado causa aos companheiros de trabalho;
- Desperdício de material ou produção fora de especificação, em virtude da emoção causada pelo acidente;
- Redução da produção pela baixa do rendimento do acidentado, durante certo tempo, após o regresso ao trabalho;
- Horas de trabalho despendidas pelos supervisores e por outras pessoas:
Na ajuda do acidentado;
Na investigação das causas do acidente;
Em providências para que o trabalho do acidentado continue a ser executado;
Na seleção e preparo de novo empregado;
Na assistência jurídica;
Na assistência médica para os socorros de urgência;
No transporte do acidentado.
Frases para sua SIPAT e/ou CAMPAT
As frases de motivação é muito importante, os cartazes, faixas e banners são uns dos primeiros pontos de iniciação para concientização na prevenção de acidentes. (Segue abaixo algumas frases para sua SIPAT e/ou CAMPAT)
- Se o presente é sem segurança, o futuro será sem esperança;
- Segurança é objetivo de todos;
- Não há palavras e nem frases que possam nos manter seguros, há somente ações;
- Seja atencioso, a segurança no trabalho é um bem precioso;
- Segurança é saúde. Pratique esta idéia;
- SIPAT- da prevenção, nasce o êxito;
- Torne a segurança parte do seu dia a dia;
- Trabalhe com segurança, pois alguém te espera sorrindo;
- Trabalhe com segurança porque alguém espera por você;
- Trabalhe com segurança proteja a sua vida;
- Seja seguro, aceite o conselho de um amigo;
- Você é a ferramenta mais valiosa da empresa, evite acidente;
- Abra as portas para a Segurança, você é a chave;
- Não destrua em segundos, o que se levou anos para construir;
- Perca um segundo na vida e não a vida em um segundo;
- Não tente, não invente se não é capaz, Chame quem sabe, não arrisque jamais
Evite o acidente, o inimigo é voraz; - Antes de iniciar qualquer trabalho, seja na fábrica ou em casa, lembre-se que segurança vem em 1º lugar;
- Há coisas que nos causam momentos desagradáveis, mas nos proporcionam uma vida saudável. Use EPI;
- A vida é um dom de Deus, cuide bem dela: trabalhe com segurança;
- Segurança: já refletiu sobre ela hoje? Já pensou na sua vida amanha?
sexta-feira, 2 de novembro de 2007
Legislação Trabalhista - CLT (Baixe Aqui!!!)
Saiba como se proteger dos empresários que gostam de tirar proveito das pessoas mal informadas. É muito importante o trabalhador conhecer os seus direitos trabalhistas e as leis que regem o setor. Clique no link abaixo para baixar a CLT - Consolidação das leis do Trabalho. Você não vai querer ser passado para trás, vai?
Aquecimento global pode lesar sistema respiratório.
Até quando o homem vai tomar conciência que ele está se autodestruindo....(Leia reportagem abaixo)
"A saúde do planeta não vai nada bem. E a das pessoas, provavelmente, pode ter o mesmo destino.
O estudo “Planeta, Lugares e Pessoas Saudáveis”, realizado por pesquisadores da Universidade Canberra, na Austrália, concluiu que as mortes por enfartes, derrames e doenças respiratórias como asma e bronquite poderão dobrar ou triplicar até 2050 por causa do aquecimento global. O presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia, Rafael Stelmach, explica que o culpado não é necessariamente o calor - como o registrado ontem na capital paulista (máxima de 33,8 °C)-, mas o que está por trás dele. “Emanado pela queima de combustíveis poluentes, ele tem ação nociva sobre os pulmões”, diz Stelmach. E não é só isso. O aquecimento global vem acompanhado por uma maior concentração de poluentes na atmosfera, já que chove menos e o tempo fica mais seco. Sofre mais aquele que se mantém em contato permanente com a poluição. Pneumologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ciro Kirchenchtejn comenta que a incidência da asma vem mesmo crescendo, não só por causa das mudanças climáticas pelas quais o mundo passa. Mas elas, definitivamente, influenciam a saúde das pessoas. “As mudanças climáticas geram também transformações na umidade relativa do ar. Para uma pessoa que tem a genética propensa a problemas respiratórios, isto pode desencadear uma doença como a asma”, diz o especialista. Além disto, ocorrem alterações na fauna e na flora - que podem funcionar como gatilho para alergias, respiratórias ou não. Outra mudança que ocorre é na distribuição de insetos. Se ela ocorre, há a possibilidade de doenças como a dengue e a malária serem transmitidas em maior escala. No entanto, existem soluções individuais que podem ser colocadas em prática. A primeira delas seria restringir o uso de automóveis. As informações são do Jornal da Tarde".
Reportagem retirada do site: www.ig.com.br
terça-feira, 30 de outubro de 2007
Futuro do nosso país esta ameaçado por dois motivos...
1º Motivo: Destruição do nosso Meio Ambiente;
2º Motivo: As nossas crianças são diretamente afetada com esta desordem clímaticas.(Reportagem abaixo)
2º Motivo: As nossas crianças são diretamente afetada com esta desordem clímaticas.(Reportagem abaixo)
"As conseqüências diretas antecipadas da mudança climática sobre a saúde incluem danos e morte, produtos do clima extremo e dos desastres naturais, aumento das doenças infecciosas e das doenças vinculadas à poluição do ar e ao calor, potencialmente fatais", afirma o estudo apresentado no congresso anual da Academia de Pediatria dos Estados Unidos.
"Em todas essas categorias, as crianças são as mais vulneráveis em relação a outros grupos", indicou.
Os autores do estudo pediram aos pediatras, especialmente nos Estados Unidos, país em que ocorre a maior quantidade de emissões de gases de efeito estufa per capita, que promovam práticas que não danifiquem o meio ambiente.
Entre os perigos de saúde associados à mudança climática, que afetariam as crianças, está um aumento de doenças como a malária, asma e problemas respiratórios.
O informe também advertiu sobre a escassez de comida devido ao aquecimento global e uma menor disponibilidade de água em regiões como a costa oeste dos Estados Unidos".
"Em todas essas categorias, as crianças são as mais vulneráveis em relação a outros grupos", indicou.
Os autores do estudo pediram aos pediatras, especialmente nos Estados Unidos, país em que ocorre a maior quantidade de emissões de gases de efeito estufa per capita, que promovam práticas que não danifiquem o meio ambiente.
Entre os perigos de saúde associados à mudança climática, que afetariam as crianças, está um aumento de doenças como a malária, asma e problemas respiratórios.
O informe também advertiu sobre a escassez de comida devido ao aquecimento global e uma menor disponibilidade de água em regiões como a costa oeste dos Estados Unidos".
Reportagem retirada do site: www.yahoo.com.br
domingo, 28 de outubro de 2007
Meio Ambiente pede sua ATENÇÃO!
Vídeo de um meio ambiente que pede sua atenção.....um vídeo com uma mensagem muito importante!!! ( Tão importante que até a musiquinha do Leandro e Leonardo caiu bem...rs)
vídeo retirado do site: www.youtube.com
Dicionario do Técnico de Segurança Trabalho
Galera prevencionista, sabia que temos um dicionário direcionado para nossa área?
Abaixo segue o link, bastante interessante para consultar e tirar dúvidas.....
Material retirado do site: liveseg.com
Vídeo animado sobre Proteção Auditiva!
Vídeo animado sobre proteção auditiva!!!! Muito bacana porque aborda um tema importante, mais de um modo divertido e engraçado.
sábado, 27 de outubro de 2007
Dicas para o Trabalho em Equipe
- "Seja paciente: " Cada cabeça um sentença". Procure expor os seus pontos de vista com moderação e procure ouvir o que os outros têm a dizer;
- Aceite as idéias dos outros: Acima do nosso orgulho está o objetivo comum que a equipe pretende alcançar; É importante saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser melhor do que a sua.
- Não critique os colegas: Ás vezes podem surgir conflitos entre os colegas do grupo, porém é muito importante não permitir que isso interfira no trabalho em equipe;
- Saiba dividir: Ao trabalhar em equipe é importante dividir tarefas. Você não pode o único que sabe realizar uma determinada tarefa. Compartilhe responsabilidades, informações e conhecimentos;
- Trabalhe: Não é por trabalhar em equipe que deve esquecer suas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente;
- Seja participativo e solidário: Procure ajudar seus colegas e dar o melhor de si sempre que necessário, da mesma forma não deverá sentir-se constrangido quando necessitar pedir ajuda;
- Converse: Ao sentir-se incomodado com alguma situação ou tarefa que lhe tenha sido atribuída, é importante que explique o problema para que seja possível alcançar um solução de compromisso, que agrade a maioria;
- Planeje: O planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz;
- Aproveite o trabalho em equipe: Ele é a sua oportunidade e conviver mais perto de seus colegas, e principalmente de compartilhar conhecimentos mutuamente".
E o mais importante: Comunique-se e saiba falar com as pessoas!!!!
Está é a base de uma bom TRABALHO EM EQUIPE!
Indústria de Panificação(Cilindro de Massa)!!!!!
Pessoal, não sei quanto a vocês, mais quando se fala em ramo de atividade que tem maior risco de acidente do trabalho, logo vem a cabeça os ramos de atividades como: construção civil, metalúrgica, siderúrgica, entre outras.... que o grau de risco é elevado.
Mais esquecemos das empresas que aparentemente não apresenta um risco eminente.......estou falando das indústrias de panificação e supermercados que fabricam pães, bolos, etc....
Onde que o risco ao utilizar o cilindro de massa é bastante elevado, principalmente se o cilindro de massa não tiver com todos os dispositivos de segurança exigindo por lei: NR-12 Anexo II.
Abaixo segue o link bastante interessante sobre o assunto e vários outros assuntos.
(Documento em formato em pdf)
Desconto para os Empregadores a respeito da Prevenção de Acidentes!
Excelente iniciativa do nosso governo de incentivar os empregadores na questão da prevenção de acidentes nas empresas.
Leia a reportagem abaixo:
Empresas terão desconto previdenciário para combater acidentes de trabalho.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará decreto reduzindo a alíquota de contribuição previdenciária de empresas que registrarem número de acidentes de trabalho abaixo da média nacional. De acordo com o secretário de Políticas de Previdência Social, Helmut Schwarzer, a medida é uma resposta ao aumento no número de acidentes de trabalho no país. Em 2005, foram registrados 500 mil acidentes, sendo que 2,7 mil resultaram na morte do trabalhador.
“Com certeza a qualificação, capacitação, informação e a conscientização são importantes, mas nós acreditamos que é preciso criar estímulos concretos”, disse Schwarzer, em entrevista ao programa Repórter Nacional da TV NBR.“ O objetivo é fazer com que os empregadores percebam que investimento em prevenção de acidentes de trabalho não é gasto. Prevenir, capacitar, utilizar equipamento de proteção, substituir máquinas que geram acidentes de trabalho, o empregador terá uma compensação econômica por meio da redução de alíquota no futuro.” Entre os setores que registram mais casos de acidentes de trabalho estão o médico-hospitalar, construção civil e o da produção de açúcar e álcool. O setor que registrou queda nos números de trabalhadores acidentados foi o da construção civil, porém ele ainda figura entre os setores mais problemáticos devido aos elevados índices registrados nas décadas passadas.
Por: Marco Agostinho e Carolina Pimentel da Agência Brasil Brasília
terça-feira, 23 de outubro de 2007
Vídeo sobre Campanha Anti-Tabagismo!!!!
Caros colegas Prevencionistas!!!!
Vídeo de campanha anti-tabagismo, para promover saúde dos trabalhadores que tem este péssimo habito de fumar. (De se auto destruir....!)
Vídeo retirado no site: www.youtube.com.br
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
Objetivo deste Blog........
Este blog tem a intenção de ajudar a todos os profissionais que atuam, o que vão atuar, na área de Segurança do Trabalho. Com o objetivo de trazer assuntos, temas, debates, materiais pertinentes a Segurança, Saúde & Bem-Estar!
Espero que este trabalho possa ser um facilitador, auxiliando a todos!!!!
Por: Thiago Leão
Assinar:
Postagens (Atom)