segunda-feira, 24 de junho de 2013

O Beijo da Vida


A fotografia abaixo, de autoria do fotógrafo Rocco Morabito, ganhou o Pullitzer de 1968. Ela mostra dois homens, Randall Champion e J.D. Thompson, no topo de um poste. Os dois eletricistas eram responsáveis pela manutenção de linhas de alta tensão. Em 17 de julho de 1967, eles faziam a manutenção de rotina nos postes da West 26th Street. Neste dia, Randall Champion sofreu um terrível acidente: um choque elétrico de mais de 4.000 volts atingiu o corpo do trabalhador, paralisando imediatamente o seu coração. 

O cinto de segurança impediu a queda de Randall, e Thompson, que estava logo abaixo dele, rapidamente o alcançou e fez a respiração boca-a-boca. Incapaz de fazer a massagem cardíaca, dadas as circunstâncias, Thompson continuou a soprar ar nos pulmões de Champion até que sentiu um ligeiro pulso, então soltou o cinto e desceu com o amigo em seu ombro. 

No chão, Thompson e outro trabalhador continuaram a ministrar os primeiros socorros no colega de trabalho até a chegada dos paramédicos.

Randall Champion sofreu outro grande choque elétrico 20 anos depois, acidente esse que o deixou parcialmente paralisado, mas ele viveu até 2002, quando morreu de insuficiência cardíaca na idade de 64 anos. 



Fontes: arquivo.dm / Fotografias Da Historia

Nenhum comentário: