sábado, 29 de março de 2008

Estágio - Dicas!!!

Estágio..., palavra que assombra muitos os recém formados no curso de Segurança do Trabalho. Felizmente ou infelizmente o estágio é obrigatório a todos profissionais que pretendem seguir esta carreira na área prevencionista. Esta área de Segurança do Trabalho nos últimos tempos fez um revolução, sendo para muito o primeira escolha para ter um curso profissional. Eles se encantam por diversos motivos, uns pelos importante objetivo que é proteger a vida dos colaboradores, outros por "glamour" em si que a profissão propociona e também pelo grande atrativo que é o salário. Mas, muitos ficam no meio do caminho por causa do estágio que não conseguem, ficando frustrado, sem esperança, muitos endividados e sem um caminho a seguir.
Então segue algumas dicas para conseguir um estágio:
1º Não desanimar; estágio é difícil mas não impossível.
2º Se você não tem uma conta de email faça o mais rápido possível, uns dos caminhos melhor para interagir e saber de vagas, é por email's;
3º Ter o "QI" (Quem Indica) ainda é o melhor caminho para conseguir um estágio. Faça sempre contatos; Com seus amigos, familiares, colegas, professores e principalmente com a pessoal da sua turma, são eles que podem te ajudar nesta batalha;
4º E quando formar não desaparece da fase da terra. Troque telefones e email's com seus colegas e professores, procure saber como que esta o pessoal e marque festinhas para reunir a galera. Assim você fica visível e se por um caso aparecer uma vaga naquela empresa que seu amigo está trabalhando com certeza ele vai te indicar;
5º Navegue na internet a procura de vagas; cadastre seu currículo em sites de Recrutamentos;
6º Pesquise no catálogo telefônico e monte uma lista de empresas para você entregar seu currículo;
7º Mantenha-se atualizado; e forme com boas notas. Pode ter certeza, seus professores e seus colegas só vão te indicar se você for bom de serviço;
8º Monte um bom currículo, bem elaborado; Lembrando que não adianta mentir sobre a sua atribuições, porque se na entrevista te perguntar sobre determinado assunto que colocou que tem conhecimento e não saber, vai contar em pontos negativos para você;
9º Vai sempre bem apresentável na entrevista, sua aparência é o seu primeiro cartão de visita. Lembrando para não exagerar no perfume e em roupas extravagantes; Procure sempre as cores neutras;
10º E se você conseguir um estágio, faça um bom trabalho para possível contratação e mais uma vez, faça mais contatos, com seu colegas de trabalhos para possível indicação para outros empregos.

Sendo sincero: Existe muito estágio que é muito ruim e há desvio de função. Recomendo que mesmo que seja ruim e tenha desvio de função, complete a carga horário do seu estágio e faça seu relatório do estágio. Lembrando que mesmo se seu estágio for ruim você nunca pode falar mal da empresa no seu relatório. E depois você dá entrada no MTE (Ministério do Trabalho) para conseguir sua carteria de técnico, aí sim, você está no mercado de trabalho onde que há muitos vagas e benéficios esperando por você!!!!

Segue abaixo link para vaga de estágio:
http://www.manager.com.br/vagas_de_empregos.php/estagio_tecnico_seguranca?PHPSESSID=69e6de
Por: Thiago Leão

terça-feira, 25 de março de 2008

Cadastro de Currículo

Para você que procura uma vaga de emprego para ingressar no mercado de trabalho, segue abaixo alguns sites para cadastro de currículo.

www.infojobs.com.br
www.catho.com.br
www.manager.com.br
www.ijobs.com.br
www.rhbrasil.com.br
www.curriculum.com.br

sábado, 22 de março de 2008

Água: Hoje é dia Mundial!!!

Hoje é dia Mundial para preservação da água. Mas, em se tratando desde recurso de fonte de vida tão maravilhoso e rico, todos os dias é dia de prevenir o desperdício. Então, vamos acordar e pensar em nós, nos outros e na nova geração que vão vir, e se perguntar: Como eu faço para preservar a água e prevenir o desperdício?
Faça esta pergunta para você é para sua família. O começo concientização da preservação da água se inicia no núcleo da sua família. Se cada um fazer sua parte conseguimos um sistema sustentável.
(Leia a reportagem abaixo:)
Reflexão e preocupação 22 de março é o Dia Mundial da Água, data que consagra um dos elementos vitais na vida e sobrevivência, o líquido como um dos recursos fundamentais da Natureza para a Humanidade. Basta lembrar de um relatório disponível da Organização das Nações Unidas de que 1 bilhão de pessoas ainda não tem acesso à água.
Custo e consumo cada vez maiores. Os perigos de uma escassez futura pelo uso desordenado e o aquecimento global. São aspectos diretos de envolvimento para todos os povos e nações do mundo. O Brasil é um dos mais privilegiados em relação à disponibilidade de água. Conta com 12% da reserva de água doce e potável com 3% da população mundial.
Neste ano, a água como elemento imprescindível para a vida tem um espaço maior em destaque com a realização da Expo Zaragoza 2008. A feira que se realizará no período de 14 de junho a 14 de setembro, terá por finalidade um amplo debate sobre o desenvolvimento e compromisso ético da sustentabilidade.
O tema abordará um grande e inteligente desafio para tentar ajustar os desequelíbrios ecológicos e sociais e a situação ambiental com a oferta e demanda do produto.
Conhecimento e tecnologia serão impactados com a qualidade de gestão e a responsabilidade da sociedade mundial como um todo no sentido da governabilidade de recursos, a preservação e uso sustentável dos sistemas hídricos.
Indispensável para uma vida saudável e digna, do uso individual ao desafio global, a água é um direito humano, fonte de criatividade e cooperação universal, ponte de intercâmbio e comunicação. Aspectos múltiplos estarão no cenário dos pavilhões da Expo Zaragoza 2008 para difundir os princípios de uma relação mais efetiva entre os seres humanos. O encontro promete converter-se em uma experiência inesquecível para os mais de 7 milhões de visitantes previstos, com média diária acima de 100 mil pessoas e um legado de esperança para a comunidade humana.
Um mundo aquático de atrações. Entre praças temáticas e pavilhões, serão 17 locais para visitação no espaço de 25 hectares da Expo Zaragoza 2008, com 104 países participantes, entre eles o Brasil. No pavilhão latino-americano, a entrada será por uma réplica das Cataratas e o percurso com um rio representando o Amazonas.
Além da programação técnica, uma ampla oferta cultural e de entretenimentos durante os 93 dias da exposição com mais de 3 mil espetáculos.
Três deles serão os básicos e principais: Iceberg, o interativo ‘Hombre Vertiente’ e Cavalgada, a nova criação do Cirque du Soleil . Entre as apresentações de concertos e teatro, a Orquestra de Bolshoi, a Filarmônica de Israel e a ópera Carmen, de Bizet. O espetáculo de abertura e encerramento com inovações pirotécnicas terá o Grupo F, o mesmo que produziu os dos Jogos Olímpicos de Barcelona e Atenas e da Expo Lisboa de 1998.
O pavilhão francês na Expo2008 promete ser um dos destaques com sua análise da água em todos os seus estados, mostrando que o ser humano é constituído em 80%de água e os 20% restantes de sonhos. O investimento da França neste pavilhão é um dos mais elevados da mostra, com cerca de 12 milhões de euros.
A Expo2008, ‘Água e Desenvolvimento Sustentável’ é internacional e isto significa um tema específico. Zaragoza foi escolhida em 2004 para sediar o evento. A primeira Expo data de 1851, em Londres. A de 1889, em Paris, marcou a inauguração da Torre Eiffel. A partir de 1928, o controle das exposições passou a ter um organismo, o IBE – Bureau Internacional que coordena também as exposições universais, celebradas a cada cinco anos e com duração de seis meses.
Mais de 40 mil voluntários de diferentes regiões do mundo estarão atuando na Expo2008 que está a pouco mais de 80 dias da sua inauguração. Na data de 26 de agosto, dia das Nações Unidas, o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon estará visitando a exposição, embora também devará comparecer na inauguração oficial.
Reportagem retirada do jornal Brasilturis site: www.bj.inf.br

quarta-feira, 19 de março de 2008

Oração do TST

Esta oração resume o nosso sentimento de luta para prevenção!!!

Senhor quero te agradecer pela oportunidade de poder ajudar as pessoas através do meu trabalho. Faça de mim um instrumento de promoção da vida dos trabalhadores. Que os trabalhadores possam retornar às suas famílias no final do dia com saúde e integridade física preservada. Peço que me ilumine na orientação das pessoas que resistem a cuidar de suas próprias vidas e que todos os trabalhadores abram seus corações para escutar e assumir minhas orientações e estas sejam sempre corretas e abençoadas. Dai-me humildade para entender as resistências, dai-me perseverança para não desistir às dificuldades, dai-me palavras sábias, para que penetrem nos corações daqueles que ignoram a segurança do Trabalho.Dai-me sabedoria para analisar os acidentes, quando eles ocorrerem, e que minha mente e meu coração conduzam minhas atitudes para melhorar o processo, e não somente para buscar culpados.Dai força aos acidentados, para que eles tenham uma recuperação rápida e abençoada. Daí força às famílias dos acidentados para superarem as perdas indesejáveis. E por fim Senhor ajude-me para que com tua força e bênçãos posso ser um exemplo de Saúde e Segurança no desempenho das atividades profissionais. Amém e assim seja.

Greenpeace protesta no Itamaraty contra desmatamento

Os ativistas do Greenpeace protestaram hoje em frente ao Palácio do Itamaraty, em Brasília, durante encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso. Uma faixa com a frase "Chega de madeira ilegal e desmatamento na Amazônia" foi estendida em frente ao Itamaraty. A União Européia é o destino final de quase metade das exportações de madeira da Floresta Amazônica, mas não tem controle sobre sua procedência.
Segundo o Greenpeace, esta é uma forma de alertar os governantes da União Européia que, ao comprarem madeira do Brasil sem garantias de procedência, eles podem estar financiando a destruição da Amazônia. "A União Européia e o Brasil precisam agir agora para proteger a Amazônia e contribuir para o uso sustentável dos recursos da floresta. Uma nova legislação se faz necessária para regular os produtos de madeira que saem da região e tirar do mercado empresas madeireiras desonestas", afirma Sébastien Risso, da campanha de Política Florestal do Greenpeace Europa.
O órgão ambientalista quer que a Comissão Européia aprove em maio a proposta de reforma da legislação e que a França apóie o processo. O país é o principal consumidor de madeira da Amazônia, junto com Holanda, Espanha e Portugal, e assumirá a presidência da Comissão Européia a partir do segundo semestre de 2008.

Reportagem retirada do site: www.yahoo.com.br

Aquecimento Global

2008 pode ficar entre os 10 anos mais quentes desde 1860
Após o início de ano mais frio da última década, a primavera, que começa oficialmente na quinta-feira no Hemisfério Norte, promete levar alívio para essa região do planeta.
Contrariando a tendência de aquecimento global, o começo de 2008 registrou baixas temperaturas em vários pontos do mundo, da China à Grécia. No entanto, apesar dessa estréia congelante, este ano deve incluir-se entre os dez mais quentes desde que os registros começaram a ser feitos, na década de 1860.
Neste inverno do Hemisfério Norte as estações de esqui, dos EUA à Escandinávia, acumularam grandes massas de neve. No ano passado, depois de uma série de invernos amenos, alguns aventaram a hipótese de as mudanças climáticas colocarem fim a esse negócio.
Em vários países, as colheitas e as plantas de um modo geral regressaram a seu calendário "normal."
"Até agora, 2008, para o globo terrestre, tem sido bastante frio, ficando um pouco acima da média verificada entre 1961 e 1990", afirmou Phil Jones, chefe da Unidade de Pesquisa Climática da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, que fornece dados sobre as temperaturas da Terra para a Organização das Nações Unidas (ONU).
No entanto, o aquecimento terrestre, decorrente, segundo o Painel para Mudanças Climáticas da ONU, da queima pela humanidade de combustíveis fósseis, deve reafirmar-se após o fim do fenômeno La Niña, que esfria as águas do Pacífico.
Um cenário semelhante ocorreu em 1998 e em 2005, os anos mais quentes registrados até hoje, afirmou Jones.
Em janeiro e fevereiro, a China enfrentou suas piores tempestades de neve do último século. Durante o inverno do Hemisfério Norte, houve neve em lugares pouco afeitos ao fenômeno, como a Grécia, o Iraque e a Flórida.
Segundo especialistas, as mudanças climáticas ainda provocarão outras alterações como parte de um aquecimento que também resultará em mais secas, enchentes e ondas de calor e na elevação do nível dos oceanos.
E, mesmo neste começo de ano, nem todos os lugares registraram temperaturas mais baixas -- Jones disse que as regiões oeste e norte da Europa foram as mais quentes do Hemisfério Norte nos primeiros dois meses de 2008.
Dados de satélites da Nasa revelados nesta semana mostram que a mais antiga e mais grossa camada de gelo do Pólo Norte está desaparecendo.
A Finlândia registrou seu inverno mais quente. Na Noruega, muitas estações de esqui contaram com uma grande quantidade de neve apesar de o inverno ali ter sido o terceiro mais ameno já registrado.
Autoridades de 190 países devem se reunir em Bangcoc, de 31 de março a 4 de abril, a fim de dar início às discussões sobre um novo tratado de longo prazo para combater as mudanças climáticas. Esse tratado substituiria o Protocolo de Kyoto.
Reportagem retirada do site: www.yahoo.com.br

5º Edição do jornal "O Prevencionista"

Pessoal já esta disponível a 5º edição do jornal "O Prevencionista"segue abaixo passo a passo como realizar o download:
1 - É só clicar no atalho:
http://rapidshare.com/files/99883938/Microsoft_Word_-_5_-_O_Prevencionista_-_5__EDI__O.pdf.html
2 - Clique em Free, e aguarde..
3 - Digite as letras que aparecem no campo "here"
4 - Clique em download.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Empresa só poderá exigir 6 meses de experiência

Estava demorando esta mudança na nossa CLT. Acho que apartir de agora vai melhorar o acesso dos trabalhadores ao mercado de trabalho, minimizar a situação de vários trabalhadores que tem pouca experiência. Na verdade este dilema ainda vai ser constante os empregadores querem funcionários qualificados mais não dão oportunidades para qualificar. Aí fica difícil.....
(Leia reportagem abaixo)
Entrou em vigor a proibição da exigência de experiência superior a seis meses na contratação pela Consolidação das Leis do Trabalho — inserida no regime da CLT por meio da Lei 11.644/08, publicada ontem no ‘Diário Oficial da União’. A medida aplica-se também à admissão por concursos fora do Regime Jurídico Único (RJU), ainda que o edital já tenha sido publicado.
O problema da regra é que, no setor privado, as empresas podem se negar a contratar candidatos que não preencham o pré-requisito, apresentando outros motivos, quase sempre subjetivos, como avaliar que a pessoa não se saiu bem na dinâmica de grupo.
“A falha é que a lei não prevê punição em caso de descumprimento da regra. Quem se sentir prejudicado e tiver como provar que a exigência foi feita deve apresentar denúncia ao Ministério Público ou mover ação individual”, explica a especialista em Direito Trabalhista Ana Paula Oliveira Souza, do escritório Peixoto e Cury Advogados.
Segundo Ana Paula, o trabalhador pode pedir ressarcimento por dano moral e material em virtude de lucro cessante. Basta alegar, por exemplo, que perdeu ganhos ao aceitar outro trabalho, priorizando a vaga.
ACESSO AO MERCADO
O objetivo da medida é facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Alvo de programas de inclusão do governo federal, jovens eram os principais prejudicados com o pré-requisito. A determinação vem detalhada no Artigo 442: “Para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade”.
A nova norma já está em vigor — empregadores não podem mais publicar anúncios, em jornais, na Internet ou em outros meios de divulgação, pedindo comprovação de experiência com esse perfil, como faziam antes. Também são vedadas discriminação quanto a raça, religião, idade, estética e gênero. Caso considere a restrição abusiva, o candidato à vaga deve denunciar.
Reportagem retirada do jornal Online site Terra

quarta-feira, 5 de março de 2008

Dicas como evitar as causas de incêndio...

NO LAR

A CRIANÇA
Não permita que uma criança brinque com fósforos, velas e outros objetos;
GÁS
O gás é um aliado do fogo, das explosões e dos envenenamentos.Verifique se a válvula está fechada.Nunca ligue o gás antes de acender o fósforo;
FERRO ELÉTRICO
Nunca deixe o ferro de passar roupa ligado.Um ferro superaquecido junto a um monte de roupa é o que basta para um incêndio;
CIGARRO
Um simples cigarro tem provocado grandes tragédias. Ao terminar de fumar, apague completamente o que restou do cigarro;
FUSÍVEL
Quando um fusível queimar seguidamente é porque há problema na instalação elétrica;
LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS
Muito cuidado com o álcool, solventes removedores e aerossóis usados na limpeza da casa. Não os deixe perto do fogo;
TOMADA ELÉTRICA
Evite ligar dois ou mais aparelhos elétricos numa só tomada. Isso sobrecarrega o sistema elétrico;
LIXEIRA
Não deixe lixo se acumular e nem jogue, na lixeira, panos ou papéis impregnados de líquidos inflamáveis;
PANELA NO FOGO
Esteja sempre atento à panela, frigideira ou chaleira em uso.Evite instalar cortinas perto do fogão.

NO ESCRITÓRIO

CIGARRO
Ao encerrar o expediente, verifique se não ficou algum cigarro queimado no cinzeiro;
PAPELEIRA
É muito comum em escritório jogar-se restos de cigarros nas papeleiras. Seja sempre cauteloso;
EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS
Atualmente, muitos escritórios adotam as eficientes máquinas de datilografia elétricas. É muito fácil esquecê-las ligadas. No fim do expediente, desligue-as também das tomadas;
AR CONDICIONADO
Cuidado com a sobrecarga na rede de energia elétrica.Desligue-o completamente ao fim do expediente.

Endereço do seu Sindicato!

Para você que ainda não conhece e não sabe a onde fica o seu sindicato dos técnicos de Segurança do Trabalho segue abaixo link de quase todos sindicatos do Brasil.
http://www.fenatest.org.br/

segunda-feira, 3 de março de 2008

Proteja seus olhos durante o trabalho!

Confira uma excelente reportagem sobre segurança ocular. Um tema importante na prevenção de acidentes. (Leia o texto abaixo:)
A cada 100 acidentes de trabalho, 90 poderiam ser evitados se fossem usados equipamentos de segurança adequados, segundo dados da Sociedade Nacional de Prevenção da Cegueira dos Estados Unidos. A segurança ocular no ambiente de trabalho é foco de constante preocupação no exterior. Nos Estados Unidos, são registrados mais de dois mil afastamentos ao dia por conta de problemas de visão. No Brasil, apesar de tímido, há um movimento por parte dos médicos oftalmologistas em divulgar alertas que visam reduzir o número de lesões.
E a informação é a principal arma para prevenir acidentes que normalmente causam limitações ou incapacidades, temporárias ou permanentes, resultando em problemas para o trabalhador e também para o empregador. "É grande o número de atendimentos a pacientes que sofrem lesões durante o trabalho, principalmente traumas. Se houvesse prevenção apenas 10% dos acidentes oculares realmente ocorreriam.", diz Renato Neves, médico oftalmologista e diretor do Hospital de Olhos Eye Care.
Os óculos de proteção com lentes são o principal acessório de segurança para os profissionais. O oftalmologista explica que os mais utilizados são os com lentes de vidro temperado ou endurecidos, com três milímetros de espessura ou lentes com vidros laminados plásticos e coloridos. "Também podem ser feitos com a correção óptica adequada."
As áreas com maior incidência de acidentes oculares são: metalúrgica, mineração, construção civil, mecânica, marcenaria, cerâmica, indústria química e alimentícia, pescaria, odontologia, indústria têxtil, transportes, salão de beleza e artes gráficas. No casos dos funcionários da indústria automotiva ou da construção, considerados os mais prejudicados, Neves diz que os problemas poderiam ser evitados com mais facilidade porque o mercado nacional já produz óculos de proteção para a maioria das ocupações industriais. Segundo ele, até mesmo professores deveriam usar óculos de proteção para privar os olhos da poeira do giz e, inclusive, do excesso de luz fluorescente a que ficam expostos.
"Cerca de 90% dos casos poderiam ser evitados se as pessoas se acostumassem a utilizar acessórios de segurança, como óculos especiais para a função que exercem. Principalmente aquelas que estão sujeitas a pó, faíscas, e ainda minúsculas partículas de metal, madeira ou plástico".
Computador - Olhos irritados ou vermelhos, cansaço visual, sensação de areia nos olhos e visão embaçada são alguns dos problemas oculares gerados pelo uso excessivo ou errado dos computadores. "Chega um momento do dia em que a pessoa começa a sentir dificuldade para focar objetos e certo desconforto na vista", explica. Para quem trabalha em frente a uma tela o dia inteiro, o oftalmologista recomenda estabelecer pausas de dez minutos a cada hora de trabalho em frente ao computador, piscando várias vezes. O ideal é sair da frente da tela e, de preferência, ir tomar um café em outro local ou olhar para uma janela.
Neves também aconselha não posicionar o computador diante de uma janela porque o excesso de luz na direção dos olhos terá efeito duplicado. É preciso trabalhar em um ambiente iluminado, inclusive com lâmpadas incandescentes. O contraste com a luz emitida pelo monitor em um local escuro faz muito mal à visão. Outra dica é hidratar o corpo e, sempre que necessário, pingar lágrimas artificiais para lubrificar o globo ocular. Caso a pessoa sinta qualquer distúrbio na visão, o ideal é consultar um especialista.
Prevenção - Na avaliação de Neves, infelizmente a prevenção ainda é muito precária porque a falta de compreensão e colaboração dos trabalhadores em adotarem estes equipamentos é muito grande. "Muitos reclamam que o equipamento atrapalha, incomoda, é feio, dificulta para ver detalhes. Isso também demonstra uma ignorância das conseqüências que a falta de segurança pode acarretar para sua vida", comenta. Do outro lado há empregadores que não adotam os equipamentos adequados por redução de custo ou falta de informação. "Vale ressaltar que o custo com a segurança é muito menor que a falta que o funcionário pode fazer no trabalho".
Orientações - Mas independente de problemas na visão causados pelo trabalho, o fundamental é se prevenir. Pessoas que não usam óculos de grau nem lentes de contato deve fazer check-up da visão a cada dois anos, entre 20 e 35 anos. Já quem tem entre 35 e 45 anos deve redobrar os cuidados, indo uma vez por ano ao oftalmologista.
Dos 35 aos 55 anos é aconselhável medir a pressão ocular uma vez por ano, prevenindo o aparecimento de glaucoma. Depois dos 55 anos, mesmo quem enxerga bem - na medida do possível - deve consultar um especialista anualmente, a fim de investigar sinais de glaucoma e alterações relacionadas à idade, como catarata e degeneração senil da mácula. "Portadores de diabetes, de fatores de risco para glaucoma (histórico familiar ou afrodescendentes) ou ainda quem tem sintomas como visão manchada, devem ir mais vezes ao oftalmologista durante o ano", aconselha.
Saiba mais sobre as lesões oculares
O oftalmologista Renato Neves, diretor do Hospital de Olhos Eye Care, explica quais são as principais lesões oculares e o como proceder quando elas ocorrem, confira:
Penetrantes - quando há perfuração em qualquer estrutura do globo ocular ou anexos, causados geralmente por objetos pontiagudos como facas, madeira, prego, vidro, projétil, estilhaços entre outros.
Contusos - quando há uma compressão no sentido antero-posterior, empurrando o globo ocular contra as estruturas orbitárias, como acontece num soco, bolada, batida de carro e objetos rombudos. Neste caso são mais atingidas as estruturas internas do olho.
Fratura da órbita - é causada por um forte impacto que aumenta muito a pressão intra-orbitária, geralmente ocorre no assoalho da órbita ou da parede lateral interna, onde a estrutura óssea é mais frágil. O paciente geralmente apresenta diplopia (visão dupla), edema, equimose periocular, enoftalmo e pode ter a face inferior anestesiada.
Autora: Ellen Fernandes - Jornal de Jundiaí - www.jj.com.br