sábado, 22 de março de 2008

Água: Hoje é dia Mundial!!!

Hoje é dia Mundial para preservação da água. Mas, em se tratando desde recurso de fonte de vida tão maravilhoso e rico, todos os dias é dia de prevenir o desperdício. Então, vamos acordar e pensar em nós, nos outros e na nova geração que vão vir, e se perguntar: Como eu faço para preservar a água e prevenir o desperdício?
Faça esta pergunta para você é para sua família. O começo concientização da preservação da água se inicia no núcleo da sua família. Se cada um fazer sua parte conseguimos um sistema sustentável.
(Leia a reportagem abaixo:)
Reflexão e preocupação 22 de março é o Dia Mundial da Água, data que consagra um dos elementos vitais na vida e sobrevivência, o líquido como um dos recursos fundamentais da Natureza para a Humanidade. Basta lembrar de um relatório disponível da Organização das Nações Unidas de que 1 bilhão de pessoas ainda não tem acesso à água.
Custo e consumo cada vez maiores. Os perigos de uma escassez futura pelo uso desordenado e o aquecimento global. São aspectos diretos de envolvimento para todos os povos e nações do mundo. O Brasil é um dos mais privilegiados em relação à disponibilidade de água. Conta com 12% da reserva de água doce e potável com 3% da população mundial.
Neste ano, a água como elemento imprescindível para a vida tem um espaço maior em destaque com a realização da Expo Zaragoza 2008. A feira que se realizará no período de 14 de junho a 14 de setembro, terá por finalidade um amplo debate sobre o desenvolvimento e compromisso ético da sustentabilidade.
O tema abordará um grande e inteligente desafio para tentar ajustar os desequelíbrios ecológicos e sociais e a situação ambiental com a oferta e demanda do produto.
Conhecimento e tecnologia serão impactados com a qualidade de gestão e a responsabilidade da sociedade mundial como um todo no sentido da governabilidade de recursos, a preservação e uso sustentável dos sistemas hídricos.
Indispensável para uma vida saudável e digna, do uso individual ao desafio global, a água é um direito humano, fonte de criatividade e cooperação universal, ponte de intercâmbio e comunicação. Aspectos múltiplos estarão no cenário dos pavilhões da Expo Zaragoza 2008 para difundir os princípios de uma relação mais efetiva entre os seres humanos. O encontro promete converter-se em uma experiência inesquecível para os mais de 7 milhões de visitantes previstos, com média diária acima de 100 mil pessoas e um legado de esperança para a comunidade humana.
Um mundo aquático de atrações. Entre praças temáticas e pavilhões, serão 17 locais para visitação no espaço de 25 hectares da Expo Zaragoza 2008, com 104 países participantes, entre eles o Brasil. No pavilhão latino-americano, a entrada será por uma réplica das Cataratas e o percurso com um rio representando o Amazonas.
Além da programação técnica, uma ampla oferta cultural e de entretenimentos durante os 93 dias da exposição com mais de 3 mil espetáculos.
Três deles serão os básicos e principais: Iceberg, o interativo ‘Hombre Vertiente’ e Cavalgada, a nova criação do Cirque du Soleil . Entre as apresentações de concertos e teatro, a Orquestra de Bolshoi, a Filarmônica de Israel e a ópera Carmen, de Bizet. O espetáculo de abertura e encerramento com inovações pirotécnicas terá o Grupo F, o mesmo que produziu os dos Jogos Olímpicos de Barcelona e Atenas e da Expo Lisboa de 1998.
O pavilhão francês na Expo2008 promete ser um dos destaques com sua análise da água em todos os seus estados, mostrando que o ser humano é constituído em 80%de água e os 20% restantes de sonhos. O investimento da França neste pavilhão é um dos mais elevados da mostra, com cerca de 12 milhões de euros.
A Expo2008, ‘Água e Desenvolvimento Sustentável’ é internacional e isto significa um tema específico. Zaragoza foi escolhida em 2004 para sediar o evento. A primeira Expo data de 1851, em Londres. A de 1889, em Paris, marcou a inauguração da Torre Eiffel. A partir de 1928, o controle das exposições passou a ter um organismo, o IBE – Bureau Internacional que coordena também as exposições universais, celebradas a cada cinco anos e com duração de seis meses.
Mais de 40 mil voluntários de diferentes regiões do mundo estarão atuando na Expo2008 que está a pouco mais de 80 dias da sua inauguração. Na data de 26 de agosto, dia das Nações Unidas, o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon estará visitando a exposição, embora também devará comparecer na inauguração oficial.
Reportagem retirada do jornal Brasilturis site: www.bj.inf.br

Nenhum comentário: