quarta-feira, 19 de março de 2008

Greenpeace protesta no Itamaraty contra desmatamento

Os ativistas do Greenpeace protestaram hoje em frente ao Palácio do Itamaraty, em Brasília, durante encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso. Uma faixa com a frase "Chega de madeira ilegal e desmatamento na Amazônia" foi estendida em frente ao Itamaraty. A União Européia é o destino final de quase metade das exportações de madeira da Floresta Amazônica, mas não tem controle sobre sua procedência.
Segundo o Greenpeace, esta é uma forma de alertar os governantes da União Européia que, ao comprarem madeira do Brasil sem garantias de procedência, eles podem estar financiando a destruição da Amazônia. "A União Européia e o Brasil precisam agir agora para proteger a Amazônia e contribuir para o uso sustentável dos recursos da floresta. Uma nova legislação se faz necessária para regular os produtos de madeira que saem da região e tirar do mercado empresas madeireiras desonestas", afirma Sébastien Risso, da campanha de Política Florestal do Greenpeace Europa.
O órgão ambientalista quer que a Comissão Européia aprove em maio a proposta de reforma da legislação e que a França apóie o processo. O país é o principal consumidor de madeira da Amazônia, junto com Holanda, Espanha e Portugal, e assumirá a presidência da Comissão Européia a partir do segundo semestre de 2008.

Reportagem retirada do site: www.yahoo.com.br

Nenhum comentário: