terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Sobre as novas NR's


   Ter leis e diretrizes para nos baseamos nossas ações prevencionistas são sempre importantes.  As novas NR’s que estão em processo para ser publicadas têm temas interessantes e que estava passando da hora de ter uma melhor atenção.
   Na NR-35 sobre a Gestão Da Segurança e Saúde no Trabalho, para as empresas que já levam a sério a segurança do trabalho, não vai impactar muito. Mais para as empresas que possuem o SESMT só para atender a lei que não dão nenhum suporte e as que possui ”PPRA de gaveta” (Feito por consultoria, tem o documento só para apresentar a fiscalização geralmente fica no fundo da gaveta...rs! ‘infelizmente’) vão ter que começar a levar mais a sério.
   A NR-36 sobre Trabalho em Altura, acho muito importante porque é uma atividade muito perigosa, onde que os acidentes são graves tendo como resultado sequelas sérias e até óbitos. Sinceramente, acho que não precisava criar outra NR, se revisasse a NR-18 e acrescentando anexos com o tema talvez seria uma opção.
   Agora a NR-37 sobre Trabalho em Frigoríficos, espero que seja um NR completa e que contemple todas as diretrizes possíveis para esta atividade tão complexa e perigosa.  Um trabalhador que tem diariamente riscos como: acidentes como de cortes e até perda de membros (Faca e Máquina Serra Fita), está exposto ao agente físico – Frio (Câmaras Frigorificas), esforços repetitivos (LER/DORT), tem contato com vísceras de animais e outras situações, merece uma atenção mais que especial.  Para nossos colegas que trabalham nesta área vai ser ótimo, um avanço para melhorias na área.

Bom, mais NR’s! Mais será que vai funcionar se não tiver mais fiscalizações e melhor apoio dos empregadores???   Fica ai a pergunta!

Abraço! 
Thiago Leão

Nenhum comentário: