quinta-feira, 19 de junho de 2008

Projeto quer tornar obrigatória prática de ginástica laboral

Brasília/DF - O deputado Percival Muniz (PPS), líder do Bloco Independente (PPS, PDT, PSDB e PTB) apresentou na Assembléia Legislativa projeto de lei que dispõe sobre a prática de ginástica laboral.
O objetivo da proposta do deputado Percival é obrigar o Estado tanto na Administração Direta e como Indireta, Autarquias e Fundações, bem como, do Ministério Público, Defensoria Pública e do Tribunal de Contas a implantar em seus quadros a prática de ginástica laboral e, desta forma, contribuir para melhorar a saúde de seus funcionários.
"A ginástica laboral visa propiciar o repouso ativo dos trabalhadores, por alguns períodos, durante a jornada de trabalho", justifica Muniz, acrescentando que possibilitará o funcionário desenvolver seu trabalho com precisão e agilidade, além de minorar problemas detectados com trabalhadores combatendo o estresse, o sedentarismo, a redução da sensação de fadiga no final da jornada de trabalho.
De acordo com o projeto, que já vem sendo implantado com sucesso em outros estados, a ginástica laboral deverá ser desenvolvida por profissionais da área da Educação Física. Este profissional deverá ter sólidos conhecimentos nas áreas de fisiologia do exercício, ergonomia, técnicas de relaxamento, alongamento, segurança do trabalho, medicina ocupacional, massagem e dinâmicas de recreação e lazer.
O professor de ginástica laboral deverá, ainda, conhecer todos os setores dos órgãos para implantar suas atividades, respeitando as normas de segurança, como os riscos ambientais relacionados a este tipo de atividade.
As atividades de ginástica laboral, segundo o projeto, serão exercitadas dentro do horário normal de trabalho, cabendo à direção de cada empresa, em conjunto com o profissional da área, estabelecer o tempo e o horário para o desenvolvimento destas atividades para os funcionários de cada departamento.
O programa deverá ser planejado pelo profissional da área da Educação Física de acordo com os setores de cada empresa e, para implantá-lo, deverá passar por uma avaliação criteriosa do ambiente de trabalho e de todos os funcionários em particular.
Fonte: O Documento - 12/6/2008

Nenhum comentário: