sábado, 10 de maio de 2008

Governo de Portugal quer menos 1/4 de acidentes de trabalho em 2012

Área de Segurança e Prevenção no Trabalho prepara grande inquérito nacional
O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva, quer reduzir em 25 por cento dos acidentes de trabalho até 2012. A meta insere-se nos objectivos da Estratégia Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, sendo que, actualmente, Portugal apresenta, em média anual, 230 mil acidentes de trabalho. Destes, só no ano passado 163 foram mortais.
No âmbito do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, que se assinala esta segunda-feira, o ministro sublinhou ainda o crescimento do número de técnicos com formação na área da prevenção e segurança do trabalho, que rondam os 15 mil.
No entanto, para satisfazer as necessidades das empresas nacionais, são ainda necessários «mais alguns milhares de profissionais», em particular de qualificação não superior, dado que deste número total, 12 mil são quadros superiores.
«Se é verdade que existe maior consciência social, a evolução do modo como se tem diminuído parte dos riscos tem também trazido a consciência de novos riscos», disse durante a cerimónia que decorreu esta segunda-feira.
Mais de 50% dos acidentes do trabalho ocorrem na construção civil
Para Vieira da Silva, a competitividade internacional está a gerar novas transformações tecnológicas e sociais.
O governante destacou ainda a redução de acidentes mortais de trabalho, dos cerca de 300 registados por ano há uma década até às 163 vítimas de 2007, sublinhando que, apesar da evolução decrescente, «não é suficiente».
Para tal, e entre as medidas previstas para detectar e prevenir novas situações, o Governo está a preparar a realização de um grande inquérito a nível nacional para avaliar questões ligadas ao trabalho.

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