terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Carnaval: Curtir com responsabilidade

Quando chega o Carnaval, todo mundo quer aproveitar cada momento do feriado e, geralmente, exagera na bebida, nas comidas gordurosas e também na agitação. Porém, é preciso tomar muito cuidado para não cometer deslizes graves e acabar sofrendo as conseqüências depois da Quarta-Feira de Cinzas.
Com o clima cada vez mais quente, o Carnaval vem acompanhado de um calor que pode ser perigoso. É necessário atentar para a ingestão de líquidos, pois ajudam na reposição energética e na hidratação. "Nesta época é importante que a hidratação seja feita além da sede que sentimos. Mesmo sem vontade de tomar água, é essencial tomar bastante líquido", alerta o Dr. Carlos Eduardo Jacob, especialista em aparelho digestivo, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Álcool
O melhor é evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Entretanto, se isto ocorrer, Dr. Jacob dá a dica: "Para evitar a ressaca, tome muita água durante o período em que estiver ingerindo a bebida alcoólica. A cada copo de cerveja, beba outro de água. A medida pode parecer desconfortável, mas com certeza, é eficaz".
Quando o assunto são as calorias, a gerente de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Nancy Miyahira sugere: "Prefira aperitivos sem álcool, como os coquetéis de frutas. Se não quiser abrir mão da caipirinha, troque o açúcar pelo adoçante". Porém, as opções mais saudáveis para quem quer aproveitar o Carnaval sem riscos são: água-de-coco, chá gelado e sucos de frutas naturais.
Gordura
Nas refeições, dê prioridade aos alimentos leves, como massas com molhos naturais, legumes frescos, carnes grelhadas, que facilitam a digestão e aumentam a resistência do corpo para agüentar bem o calor e a agitação. Refeições ricas em proteína e gordura animal, como churrasco e feijoada, devem ser evitadas, pois o tempo necessário para a digestão é maior, fato que causa desconforto.
"É importante evitar comidas mais gordurosas, condimentos e frituras que retardam a digestão e proporcionam mal-estar. Se optar por trocar as refeições pelos lanches, os naturais são as melhores opções. Mas evite a maionese!", alerta Miyahira.
Depois da folia
Passados os cinco dias de pura curtição, é preciso retomar as energias e voltar à rotina com disposição. Para uma recuperação sadia, dr. Jacob afirma que "a melhor opção é seguir uma alimentação à base de vegetais, carnes brancas, pães integrais e se hidratar bastante", mas alerta para o cuidado com as repetições dos exageros.
"Não adianta nada, depois do feriado, passar uma semana comendo verduras e frutas se nos 15 feriados do ano, houver o exagero. Tal atitude pode comprometer a saúde a longo prazo e aumentar a predisposição para doenças crônicas, como diabetes e hipertensão".

Reportagens retirada do site: www.yahoo.com.br

Um comentário:

barb michelen disse...

Hello I just entered before I have to leave to the airport, it's been very nice to meet you, if you want here is the site I told you about where I type some stuff and make good money (I work from home): here it is