terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Feliz 2009!


De repente, num instante fugaz, os fogos de artifício anunciam que o ano novo está presente e o ano velho ficou para trás.
De repente, num instante fugaz, as taças de champagne se cruzam e o vinho francês borbulhante anuncia que o ano velho se foi e ano novo chegou.
De repente, os olhos se cruzam, as mãos se entrelaçam e os seres humanos, num abraço caloroso, num só pensamento, exprimem um só desejo e uma só aspiração: PAZ E AMOR.
De repente, não importa a nação, não importa a língua, não importa a cor, não importa a origem, porque todos são humanos e descendentes de um só Pai, os homens lembram-se apenas de um só verbo: AMAR.
De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio, os homens cantam uma só canção, um só hino, o hino da liberdade.
De repente, os homens esquecem o passado, lembram-se do futuro venturoso, de como é bom viver.

FELIZ 2009!
Meus amigos desejo que este ano que se inicia todos vocês tenha ENTUSIASMO!
Significado da palavra ENTUSIASMO: Acreditar em si, acreditar nos outros e acima de tudo no poder de Deus para capacitar o ser humano.
FIQUEM COM DEUS E ATÉ O ANO QUE VEM....RS

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Brincadeira de Natal entre Blogs

O meu Blog foi indicado pelo Darcy do Papocicuta para participar de uma brincadeira entre blogs de final de ano. Acho que não é um concurso, é só uma forma diferente de divulgação. Mas para isso, aí vão as regras:

-Linkar a pessoa que te indicou.
-Escrever as regras em seu blog.
-Contar 6 coisas aleatórias sobre você.
-Indique mais 6 pessoas e coloque os links no final do post.
-Deixe a pessoa saber que você a indicou, deixando um comentário para ela.
-Deixe os indicados saberem quando você publicar seu post.

-Seis coisas sobre mim:

1- Palavra que me define - Responsabilidade.
2-Para passar o tempo - Ler, navegar na net, ver filmes...
3-Planos - Entrar na faculdade e fazer um curso de inglês.
4-Religião - Creio em Deus!
5-Cidade Natal - Belo Horizonte - MG
6-Amizade - Uma dádiva de Deus.

Meus indicados:
http://georgedlima.blogspot.com/
http://tecnologossegnotrabalho.blogspot.com/
http://www.amputadosvencedores.com.br/
http://www.liveseg.com/index.html
http://www.ambientalsan.blogspot.com/
http://trabalharseguro.blogspot.com/

Feliz Natal!!!

Olá meus amigos....

Desejo a todos vocês uma boa-nova, e que tudo que vocês forem fazer, vocês tenham êxito nas suas realizações!

E segue uma mensagem para aplicarmos nesta nova etapa que vamos iniciar:
"Se exagerássemos em nossas alegrias, como exageramos em relação aos nossos problemas, os nossos problemas pareceriam menores e nossas alegrias maiores."

Meu Muito Obrigado a todos vocês que me visitou, deixando um recado, um agradecimento, um pedido e um elogio.... São vocês e por vocês que eu continuo com este trabalho!


Feliz Natal e que venha 2009!!!!!


Um abração a todos!

Thiago Leão
Téc. Seg. Trabalho BH/MG

Concurso Público RJ


domingo, 21 de dezembro de 2008

Mensagem do Dia!

sábado, 20 de dezembro de 2008

Lição de Vida!

Neste mundo, um tanto descrente, devemos dá valor ainda mais para as pessoas. Estou postando um história de trabalho, sofrimento, dor, conquista, força, dedicação, amor e superação... enfim, uma lição de vida!
A história do Flávio Lúcio Peralta.



DEPOIMENTO DE FLÁVIO LÚCIO PERALTA


No dia 21 de agosto de 1997 seria o dia em que mudaria toda a minha vida.

Trabalhava em uma empresa que fazia troca de transformador de alta tensão. Logo após o almoço saímos para fazer uma troca em uma chácara,chegando no local preparamos todas as ferramentas para executar o serviço. Logo em que subi a escada seria o momento em que levaria um choque de 13.800 volts,ficando pendurando ao poste e preso ao cinto, o que evitou que caísse lá de cima. Graças à equipe de resgate, que chegou logo ao local, eu fui retirado de cima.

Aí começaria toda uma longa historia em minha vida. Chegando ao hospital com os braços e parte do pé queimados, fui parar direto na UTI, mas a preocupação não seria essa no momento,mas sim com a parte interna do meu corpo. Meu rim não estava funcionando e se ele não funcionasse eu estaria morto hoje. Fazia três dias que estava urinando sangue, mas graças a Deus ele começou a funcionar. Após passar isso, a nova preocupação seria em tentar recuperar os meus braços que estavam queimados, devido ao choque. Mas, infelizmente não teria mas jeito e a única possibilidade seria a amputação dos braços. Eu estava inconsciente e não sabia o que estava acontecendo. A autorização para fazer a amputação ficou para os meus pais. O que não deve ter sido muito fácil para eles.

Após fazerem a amputação houve uma infecção nos braços e tive que voltar para a sala de cirurgia para amputar mais uma parte dos braços.

Depois começou a parte dos curativos. Quando a enfermeira chegava no quarto dava vontade de sair correndo. Com os braços abertos para fazer a limpeza senti uma dor insuportável. Então colocavam gazes na minha boca para poder gritar de dor e para que as outras pessoas não se assustassem com os meus gritos.

Passou a fase de curativos. Agora seria o momento de fazer uma plástica no que restou. O médico tirou a pele da minha perna para fazer o enxerto nos braços . Para essa cirurgia foi necessário ficar no hospital uns 40 dias.

Após a recuperação viria o momento de deixar os braços preparados para colocação das próteses. Mas, meu braço esquerdo, o qual sobrou o cotovelo, teria que aumentar mais ou menos 6 cm, através da colocação de um aparelho, chamado Ilizarove.

Nesta cirurgia, coloca-se um aparelho com um monte de ferro dentro do osso. Nesse momento as dores foram insuportáveis. Mas, deu tudo certo. Quando fui tirar este aparelho tive um choque anafilático,causado pela anestesia. E lá fui eu parar na UTI de novo. Ocorreu tudo bem e fui embora no outro dia.

Agora teria que fazer um enxerto na pele que estava fina se não suportaria a prótese.

Vamos lá de novo para cirurgia. O médico tentou tirar a pele da barriga, mas houve rejeição. Tive então, que colar o braço na barriga por 30 dias. Aí, deu certo. A pele da barriga foi parar na ponta do braço. Essa cirurgia existe a mais de 50 anos. Depois de tudo isto já tinha feito mais de 11 cirurgias. e estava pronto para fazer colocação das próteses.

Hoje vivo muito bem sem os meus braços e a cada dia agradeço a Deus por ter me dado minha vida de volta.

Independente de ser um deficiente físico, amputado, hoje percebo que qualquer pessoa está sujeita a muitos preconceitos. Esses sempre vão existir.

Depois de ter passado por uma experiência como essa, dou valor muito mais na vida.

Consegui colocar minhas próteses e me adaptei muito bem.

Estou casado após o acidente e sou pai de um menino. E lutei muito para idealizar o site
http://www.amputadosvencedores.com.br/.

Hoje estou fazendo palestras na área de segurança do trabalho e sipat.

AGRADEÇO AOS MEUS PAIS, MEUS FAMILIARES E AMIGOS PELO APOIO E PELA FORÇA QUE ME DERAM.
TAMBÉM AGRADEÇO A PESSOA QUE ME FEZ DESCOBRIR O QUE ERA AMOR: A MINHA ESPOSA.

Contato:
francoperalta@sercomtel.com.br
http://www.amputadosvencedores.com.br/
Tel: (43) 3338-1791

Está ai galera um exemplo a ser seguido, e inspiração para que tenhamos sempre força de vontade para conquistar nossos objetivos e lutar para o êxito em nossas vidas!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Ergonomia, Sinalização e o Uso do EPI



Fonte:youtube

D.O.R.T (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho)

Uma Doença Ocupacional, onde que as empresas deve ficar atentos e informar, concientizar e dar suporte para seus funcionários para prevenir este mal!




Fonte: youtube

Mensagem do dia!

"Alguns correm atrás da felicidade, mas não conseguem alcançá-la. Sabe por quê? Porque, na verdade, a felicidade corre atrás deles e não pode alcaçá-los porque eles correm atrás da felicidade…"
Bert Hellinger.

Fonte: blog.constelando.com.br

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Diabetes

O que é Diabetes?
Diabetes é uma doença que provoca o aumento do açucar(glicose) no sangue. A glicose é um combústivel necessário ao corpo para o seu bom funcionamento. Para isso, ela deve chegar ás células e gerar energia. Quem faz esse transporte é a insulina, hormônio produzido pela pâncreas. Quando há deficiência na produção ou na ação da insulina, a glicose fica acumulada no sangue. Então, tem-se instalado o Diabetes.

Tipos de Diabetes:
Tipo 1: é o menos comum (apenas 10% da população). Ocorre mais em crianças pela falta total de insulina, devido á inutilização do pâncrea por anticorpos.

Tipo 2: é o mais comum (90-95% da população). Ocorre mais em adultos, embora seja crescente a incidência em crianças e adolescentes devido á alimentação inadequada e sedentarismo. É hereditário e associado ao estilo de vida e á obesidade. Os pacientes com o tipo 2 não são dependentes de insulina, apresentam apenas deficiência parcial dela ou defeito na sua ação.

Tipo Gestacional: é o Diabetes que pode surgir durante a gestação, desaparecendo após a gravidez. Essas mulheres são propensas a desenvolver o tipo 2 futuramente.

Quais são os sintomas?
Os sintomas mais comuns são: cansaço, desânimo, emagrecimento(mesmo com aumento do apetite), muita sede, boca seca e urina excessiva. No tipo 2, os sintomas podem passar despercebidos por anos. Já no tipo 1, eles podem rapidamente evoluir para desidratação sever, levando á internação.

Como tratar o Diabetes?
No tipo 1, o único tratamento é o uso insulina. Já no tipo 2, uma vez que a deficiência dela não é total, temos vários opções: dieta e exercícios, medicamentos para facilitar a ação do hormônio, para ajudar o pâncreas a produzir mais insulina, ou outros que diminuem a absorção de carboidratos. Com tempo, o diabético tipo 2 também poderá necessitar de insulina.

É possível prevenir o Diabetes?
O tipo 1 não há como prevenir. Porém, recomenda-se a amamentação para fortalecer os mecanismos de defesa do organismo e, ainda, não introduzir o leite de vaca na alimentação antes dos 9 meses de idade.

No tipo 2, além da hereditariedade, a obesidade e a vida sedentária são responsáveis pelo seu desenvolvimento. Dessa forma, o estilo de vida pode ser fundamental para determinar um organismo saúdavel ou diabético.
Alimentação:
Uma boa alimentação é feita com o cuidado diário na seleção de alimentos. Deve-se sempre escolher o que faz bem, evitando os produtos industrializados. A melhor comida é a trivial: arroz, feijão, legumes, verduras, carnes e frutas. A melhor dica é evitar excessos, como alimentos ricos em açúcar: doces, chocolates refrigerantes, geléias, tortas e biscoitos doces.

Atividade Física:
O ideal é se exercitar moderadamente. Caminhadas, pelo menos aos finalis de semana, usar escadas ao invés do elevador, descer do ônibus alguns pontos antes, pedalar, enfim, colocar atividade em sua vida.

Consequências do Diabetes:
- Perda dentária;
- Morte prematura;
- Suscetibilidade a infecções;
- Acidentes vasculares cerebrais(derrame);
- Dificuldade de controle da hipertensão arterial;
- Perda progressiva da visão (catarata, glaucoma e lesões na retina);
- Artéria-necrose (arroxeamento dos dedos dos pés, que pode ocasionar amputação);
- Insuficiência renal (podendo levar á hemodiálise e ao transplante renal);
- Insuficiência circulatória (aparecimento de dores com limitação para os movimentos);
- Angina e insuficiência cardíaca (dor intensa no peito, podendo haver infarto do miocárdio);
- Arteriosclerose (deposição de gordura nos vasos sangüíneos).

Recomendações:
Fique atento ao seu peso. O corpo é inteligente e, se você estiver comendo mais do que precisa, ele mostrará na balança. Pense em cada alimento que está ingerindo. Observe se está se sentindo disposto e animado. Se não estiver bem, algo está errado. Comece a melhorar de dentro para fora, com alimentação saúdavel, muito líquido e exercícios físicos. Para ter saúde, melhore o seu estilo de viver.

Fonte:
Dra. Adriana Bosco
Endocrinologista
CRM-MG 21317
Cartilha Sesc/MG